Flora Tristan e o sistema de justiça patriarcal: a insurgência de “Peregrinações de uma Pária”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2023.204751

Palavras-chave:

Flora Tristan., Justiça Patriarcal, Gênero

Resumo

Flora Tristan escreveu Peregrinaciones de una paria [As peregrinações de uma pária] entre 1833-1834. O livro é um relato da sua viagem pelo Peru, em busca do reconhecimento de sua família paterna. O fito desta resenha é o de mostrar a atualidade e insurgência do pensamento de Flora Tristan. Destacamos, entre essas rebeldias, a sua transcendência cronológica ao tempo vivido e os elementos fundantes de uma crítica feminista ao sistema de justiça patriarcal. É partindo de sua experiência matrimonial (da tentativa de desfecho dessa experiência) que Flora explora as determinações patriarcais que se interseccionam com o sistema de justiça. Desvenda, a partir daí a relação de dominação e imposição do casamento, bem como a determinação do “papel feminino” no seio da família. Ao trazer a perseguição chancelada pelo Estado do homem sobre a mulher, Flora afirma a atualidade da sua obra após 188 anos da primeira publicação. Sua insurgência não reside apenas no tratamento analítico dado ao apagamento dos fundamentos filosóficos do direito de liberdade das mulheres, mas na sua arguta apreensão sobre a relação de dominação masculina com a formulação jurídica do direito de propriedade privada burguesa. Flora inaugura como princípio revolucionário que o privado, além de público, é político. Destaca-se a relevância contemporânea de sua obra para a América Latina e o Caribe, em especial no pensamento feminista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joana das Flores Duarte, Universidade Federal de São Paulo. Instituto de Saúde Sociedade

     Doutora e Professora na Universidade Federal de São Paulo, no Instituto de Saúde Sociedade (ISS). E-mail: jf.duarte@unifesp.br.

     

Referências

FERRERO, Guglielmo; LOMBROSO, Cesare. A mulher delinquente. Tradução: Antonio Fontoura, Editora Antonio Fontoura: Curitiba, 2017 [1893]

TRISTAN, Flora. Peregrinaciones de una paria. Trad. Francesca Denegri. Lima, Perú: Fondo Editorial UNMSM, 2006 [1938]. 539 p.

Downloads

Publicado

2023-07-30

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Duarte, J. das F. (2023). Flora Tristan e o sistema de justiça patriarcal: a insurgência de “Peregrinações de uma Pária”. Brazilian Journal of Latin American Studies, 22(45), 341-349. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2023.204751