Uma América Latina em constante (re)definição
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2023.206656Palavras-chave:
América Latina, Identidades, RepresentaçõesResumo
A obra “DUTRA, Eliana Regina de Freitas; MYERS, Jorge. (Org.). Continente por Definir: As Ideias de América no século XX. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2022. 516p.”, a partir de um exercício de História Intelectual aliado à História dos Conceitos, apresenta uma perspectiva inovadora para a análise sobre as identidades americanas, latino-americanas, hispânicas ou ibero-americanas. Explorando, especialmente, a ideia de redes e as trajetórias de sujeitos fundamentais para a construção de representações sobre o continente, a coletânea apresenta uma América Latina que pode ser entendida enquanto Campo de representações e como Lugar de imaginários. Ao longo da presente resenha, exploramos as principais contribuições de cada texto, assim como analisamos as questões centrais e possíveis contribuições da obra. Como principal aspecto, se compreende que a obra é uma publicação singular e importante, tendo em vista que discute tema caro aos estudos sobre as Américas, mas constantemente naturalizado: as identidades e representações nacionais.
Downloads
Referências
COSTA, Adriane; MAÍZ, Claudio. Nas tramas da cidade letrada. Belo Horizonte: Fino Traço, 2018
MIGNOLO, Walter. The idea of Latin America. Nova Jersey: Blackwell, 2005.
MORALES, Ed. Latinx: The New Force in American Politics and Culture. Nova York: Verso Books, 2019.
PALTI, Elias. O tempo da política. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
PRADO, Maria Ligia. América Latina no século XIX. São Paulo: Edusp, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Igor Lemos Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.