Entre Fotografia e Arte Têxtil: outras epistemologias na arte contemporânea latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2023.211059Palavras-chave:
Fotografia, Arte têxtil, Arte contemporânea, Mundos possíveisResumo
Com o intuito de refletir sobre algumas estratégias estético-políticas utilizadas na produção artística contemporânea latino-americana, propomos observar a série “Detrás del têxtil” (2018-2019), da artista peruana Ana Teresa Barboza. Nesta série, Ana Teresa Barboza aproxima a imagem fotográfica e a arte têxtil, para criar foto-esculturas de mapas geológicos híbridos de regiões específicas relacionadas às distintas práticas tradicionais de tecelagem em seu país de origem. Ao produzir misturas improváveis entre meios que se utilizam de matérias plásticas e visuais tão distintas, a obra de Ana Teresa dá a ver outras epistemologias capazes de descentrar as matrizes eurocêntricas humanistas dominantes que determinam ainda hoje as bases do atual projeto de mundo. Para além de uma visada salvacionista que promete dar conta de resolver os problemas de nosso tempo, tanto quanto para além de uma perspectiva calcada no esgotamento e no fim, interessa questionar, de que forma essas imagens incitam, de modo propositivo, a invenção de mundos possíveis. Sob a perspectiva de uma fotografia expandida, este trabalho almeja perceber como os atravessamentos da fotografia com outras formas de arte, nesse caso a arte têxtil, comumente voltada para o universo do trabalho das mulheres, podem atuar como estratégias potentes de produção de outros modos de ser e de estar em comum.
Downloads
Referências
BAKER, George. Photography’s Expanded Field. October Magazine, n. 114, p.10-140, Fall 2005.
BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. São Paulo: Edições 70, 1984.
BRIZUELA, Nathalia. What’s the matter with photography? In: BRIZUELA, Nathalia; ROBERTS, Jodi. (Org) The matter of photography in the Americas. Stanford: Iris & B. Gerald Cantor Center for Visual Arts at Stanford University and Stanford University Press, 2018.
CAMNITZER, Luis. Conceptualism in Latin American Art: Didactics of Liberation. Austin: University of Texas Press, 2007.
CARVALHO, Victa de. O Dispositivo na arte contemporânea: relações entre cinema, vídeo e novas mídias. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.
CIAFARDO, Mariel. Las imágenes visuales latinoamericanas. El derecho a la contemporaneidad. Octante, n. 1, p. 23-33, agosto 2016. Disponível em: http://papelcosido.fba.unlp.edu.ar/ojs/index.php/octante/article/view/162. Acesso em: 7 nov. 2023.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
ENTLER, Ronaldo. Paradoxos e Contradições da Pós-fotografia. Revista Icônica. [online], 19 ago. 2020. Disponível em https://revistazum.com.br/colunistas/pos-fotografia/. Acesso em: 7 nov. 2023.
ESPEJO, Elvira. Yanak Uywaña, la crianza mutua de las artes. Malba Diario [online] 2022. Disponível em: https://www.malba.org.ar/tag/elvira-espejo-ayca/?v=diario. Acesso em: 7 nov. 2023.
FATORELLI, Antonio. Modalidades de inscrição temporal nas imagens fotográficas. In: FATORELLI, Antonio; CARVALHO, Victa de; PIMENTEL, Leandro (Org.) Fotografia contemporânea. Desafios e Tendências. Rio de Janeiro: Mauad, 2016.
FERNANDES JÚNIOR, Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento de vetores e das variáveis da produção fotográfica. Revista FACOM, n. 16, p. 10-19, 2006. Disponível em: https://www.faap.br/REVISTA_FAAP/REVISTA_FACOM/facom_16/rubens.pdf. Acesso em: 7 nov. 2023.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1999.
GARRAMUÑO, Florencia. Mundos em Comum. Ensayos sobre la inespecificidad en el arte. Buenos Aires: Fondo de cultura económica de Argentina, 2015.
GIUNTA, Andrea. Vanguardia, internacionalismo y política: arte argentino en los años sesenta. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2008.
GIUNTA, Andrea. Feminismo y Arte latinoamericano. Historias de artistas que emanciparon el cuerpo. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2020.
HARAWAY, Donna J. O manifesto das espécies companheiras – Cachorros, pessoas e alteridade significativa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
HORNE, Luz. Futuros menores: filosofias del tempo y arquitecturas del mundo desde Brasil. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Alberto Hurtado, 2021.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Revista Arte e Ensaios, v. 17, n. 17, p 128-137, 2008. DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n17.p128%20-%20137.
MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
ROSSI, Veronica. Paisagem Desbordado. In: Catálogo MALBA Tejer las Piedras. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: MALBA, 2022.
SCHMIDT, Paulo. SANTOS, José Luiz. O uso dos quipus como ferramenta de controle tributário e de accountability dos incas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 19, n. 66, p. 613-626, out.-dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3099.
VARGAS, Rosa María. El arte del Perú Antiguo como medio para la construcción de la identidad peruana y su aplicación en el diseño têxtil: El legado de Elena Izcue (1925-1930). Lima: Actas EDK: Anuario de Arte y Diseño, 2019.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo; DANOWSKI, Déborah. Há mundo por vir ? Ensaio sobre os medos e os fins. Desterro (Florianópolis) : Cultura e Barbárie, Instituto Socioambiental, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Victa de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.