Cinearte e Adhemar gonzaga: relações interamericanas e indústria cinematográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2023.211646

Palavras-chave:

Crítica de cinema, Cinearte, Adhemar Gonzaga, Concurso de beleza fotogênica, Versões em espanhol

Resumo

O trabalho aborda a revista Cinearte e um de seus editores-chefe, Adhemar Gonzaga. Como muitos dos críticos de cinema latino-americanos da época, Gonzaga circulou em espaços políticos privilegiados pelo campo artístico-cultural e esse acesso determinou as disposições que afloraram na revista. Em 1930, fundou o estúdio cinematográfico Cinédia, tornando-se também realizador e produtor de filmes, muito empenhado na tentativa de criar estrelas para o cinema nacional. O ano corresponde ao período de transição do cinema mudo para o sonoro, que destacou questões associadas aos padrões nacionais de cultura e entrou em um debate permanente sobre identidades culturais nas relações pós-coloniais entre Europa e América Latina, bem como nas relações interamericanas (JARVINEN, 2012). Segundo Xavier (1978), Cinearte foi a expressão contraditória da industrialização triunfante e da colonização cultural, todavia, compreende-se aqui que ela foi um agente com papel ativo no jogo discursivo proposto por Hollywood, influenciando os diversos segmentos do público brasileiro a incorporarem determinadas práticas e a desenvolverem uma visão a respeito do que seria considerado como padrões para a realização de filmes.  O artigo examina a negociação entre o projeto de defesa do cinema brasileiro levado a cabo pela revista e as imagens da latinidade elaboradas por Hollywood, a partir de dois episódios: o concurso da Fox de 1926 e as versões em espanhol.

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Biografia do Autor

  • Isabella Regina Oliveira Goulart, Faculdades Metropolitanas Unidas

     Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professora do Centro Universitário FMU | FIAM-FAAM. E-mail: isabella.goulart@fiamfaam.brisa.goulart@gmail.com

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Goulart, I. R. O. (2023). Cinearte e Adhemar gonzaga: relações interamericanas e indústria cinematográfica. Brazilian Journal of Latin American Studies, 22(46), 153-173. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2023.211646