Cinearte e Adhemar gonzaga: relações interamericanas e indústria cinematográfica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2023.211646Palavras-chave:
Crítica de cinema, Cinearte, Adhemar Gonzaga, Concurso de beleza fotogênica, Versões em espanholResumo
O trabalho aborda a revista Cinearte e um de seus editores-chefe, Adhemar Gonzaga. Como muitos dos críticos de cinema latino-americanos da época, Gonzaga circulou em espaços políticos privilegiados pelo campo artístico-cultural e esse acesso determinou as disposições que afloraram na revista. Em 1930, fundou o estúdio cinematográfico Cinédia, tornando-se também realizador e produtor de filmes, muito empenhado na tentativa de criar estrelas para o cinema nacional. O ano corresponde ao período de transição do cinema mudo para o sonoro, que destacou questões associadas aos padrões nacionais de cultura e entrou em um debate permanente sobre identidades culturais nas relações pós-coloniais entre Europa e América Latina, bem como nas relações interamericanas (JARVINEN, 2012). Segundo Xavier (1978), Cinearte foi a expressão contraditória da industrialização triunfante e da colonização cultural, todavia, compreende-se aqui que ela foi um agente com papel ativo no jogo discursivo proposto por Hollywood, influenciando os diversos segmentos do público brasileiro a incorporarem determinadas práticas e a desenvolverem uma visão a respeito do que seria considerado como padrões para a realização de filmes. O artigo examina a negociação entre o projeto de defesa do cinema brasileiro levado a cabo pela revista e as imagens da latinidade elaboradas por Hollywood, a partir de dois episódios: o concurso da Fox de 1926 e as versões em espanhol.
Downloads
Referências
ADAMATTI, Margarida Maria. 2008. A crítica cinematográfica e o star system nas revistas de fãs: A Cena Muda e Cinelândia (1952-1955). Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro - propostas para uma história. São Paulo: Companhia das letras, 2009.
DeCORDOVA, Richard. Picture personalities: the emergency of the star system in America. Chicago: University of Illinois Press, 1990.
FREIRE, Rafael de Luna. O cinema no Rio de Janeiro (1914-1929). In: RAMOS, Fernão Pessoa; SCHVARZMAN, Sheila (Org.). Nova História do Cinema Brasileiro. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018.
GALVÃO, Maria Rita; BERNARDET, Jean-Claude. Cinema: repercussões em caixa de eco ideológica (as idéias de “nacional” e “popular” no pensamento cinematográfico brasileiro). São Paulo: Brasiliense, 1983.
GALVÃO, Maria Rita. Crônica do cinema paulistano. São Paulo: Ática, 1975.
GARRAMUÑO, Florencia. Modernidades Primitivas: Tango, Samba e Nação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
GOULART, Isabella Regina Oliveira. Perdidos na tradução: as representações da latinidade e as versões em espanhol de Hollywood no Brasil. Tese em Meios e Processos Audiovisuais, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2018.
GOULART, Isabella Regina Oliveira. A ilusão da imagem: o sonho do estrelismo brasileiro em Hollywood. Dissertação em Meios e Processos Audiovisuais, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2013.
HEININK, Juan B.; DICKSON, Robert G. Cita en Hollywood: antología de las películas
norteamericanas habladas en español. Bilbao: Ediciones Mensajero, 1990.
JARVINEN, Lisa. The rise of Spanish-language filmmaking: out from Hollywood's shadow, 1929-1939. New Jersey: Rutgers University Press, 2012.
KARUSH, Matthew B. Culture of Class: Radio and Cinema in the Making of a Divided Argentina, 1920–1946. Londres: Duke University Press, 2012.
KING, John. O cinema latino-americano. In: BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina Vol. VIII - A América Latina após 1930: Ideias, Cultura e Sociedade. São Paulo: Edusp, 2011.
LUCAS, Taís Campelo. Cinearte: o cinema brasileiro em revista (1926-1942). Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.
MARIÑO, Cecilia Nuria Gil. Primeros intercambios entre la industria cinematográfica argentina y brasileña en la década del treinta. AdVersuS, v. 27, p. 74-101, 2014. Disponível em: http://www.adversus.org/indice/nro-27/dossier/XI2706.pdf.
MICELI, Sergio. Intelectuais à brasileira. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2001.
RAMOS, Fernão; MIRANDA, Luís Felipe de. Enciclopédia do Cinema Brasileiro. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2000.
RÍOS-BUSTAMANTE, Antonio. Latino participation in Hollywood: 1911-45. In: NORIEGA, Chon A. (ed.). Chicanos and film: representation and resistance. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1992, p 19-28.
RODRÍGUEZ, Clara E. Heroes, lovers and others: the story of Latinos in Hollywood. 2 ed. Nova York: Oxford University Press, 2008.
SA NETO, Arthur Autran Franco de. O pensamento industrial cinematográfico brasileiro. Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
SA NETO, Arthur Autran Franco de. Contatos imediatos Brasil e Argentina: Adhemar Gonzaga em Buenos Aires. Significação - Revista de Cultura Audiovisual, v. 40, p. 13-28, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71669/74786.
SALLES GOMES, Paulo Emilio. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974.
SERNA. Laura Isabel. Making Cinelandia: American films and Mexican film culture before the Golden Age. Durham: Duke University Press, 2014.
SIMIS, Anita. Estado e cinema no Brasil. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2008.
SKIDMORE, Thomas. O Brasil visto de fora. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
VIEIRA, João Luiz. A chanchada e o cinema carioca (1930-1950). In: RAMOS, Fernão Pessoa; SCHVARZMAN, Sheila (Org.). Nova História do Cinema Brasileiro. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018.
VINCENDEAU, Ginette. Hollywood babel: the coming of sound and the multiple-language
versions. In: HIGSON, Andrew; MALTBY, Richard (Org.). “Film Europe” and “Film America - cinema, commerce and cultural exchange 1920-1939. Exeter: University of Exeter Press, 1999.
XAVIER, Ismail. Sétima arte: um culto moderno. São Paulo: Perspectiva, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isabella Regina Oliveira Goulart
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.