Múltiplas exposições montagens fotográficas na obra de Annemarie Heinrich

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2023.212016

Palavras-chave:

Fotomontagens, Exposições múltiplas, Annemarie Heinrich, Fotografia argentina, Nova Mulher

Resumo

Este artigo explora as opções criativas empregadas pela fotógrafa alemã-argentina Annemarie Heinrich por meio do uso de múltiplas exposições e montagens fotográficas, analisando também a circulação dessas imagens, suas perspectivas estéticas e seu possível alcance como produções desenvolvidas por uma fotógrafa mulher. Propõe-se pensar nessas explorações fotográficas como procedimentos-chave do meio para expandir as possibilidades de representação e criar uma nova realidade imaginada; um campo de pesquisa que permitiu a Heinrich expandir sua criatividade e questionar o status de verdade da imagem fotográfica, bem como uma maneira de desenvolver seu caminho como fotógrafa dentro do panorama fotográfico local e internacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Julieta Pestarino, Universidad de Buenos Aires

    Doctora en Historia y Teoría de las Artes (UBA), Magíster en Curaduría en Artes Visuales (UNTREF), Licenciada en Ciencias Antropológicas (UBA). Correo:  julietapestarino@gmail.com

Referências

ADES, Dawn. Fotomontaje. Barcelona: Gustavo Gili, 2002[1976].

FACIO, Sara. La fotografía en Argentina. Desde 1840 a nuestros días. Buenos Aires: Editorial La Azotea, 1995.

FRIZOT, Michel. Metamorphoses of the image: Photo-graphics and the alienation of meaning. In: FRIZOT, Michel (Ed.), The New History of Photography. Köln: Könemann, p. 431-455, 1998.

FRIZOT, Michel. El imaginario fotográfico. México: Serieve-CONACULTA, 2009.

HEINRICH, Annemarie. Homenaje a los Grandes. Cuarto Oscuro, n. 440, suplemento especial. Buenos Aires: Foto Club Buenos Aires, abril de 1994.

HUYSSEN, Andreas. Después de la gran división. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2006.

NAVARRETE, José Antonio. Escribiendo sobre fotografía en América Latina. Antología de textos 1925-1970. Montevideo: Centro de Fotografía Ediciones, 2018.

NELSON, Andrea et al. The New Woman behind the Camera. Washington: National Gallery of Art, 2020.

OTTO, Elizabeth. Modern Bodies. In NELSON, Andrea et al. (Ed.) The New Woman behind the Camera. Washington: National Gallery of Art, p. 187-206, 2020.

ROUILLÉ, André. La fotografía entre documento y arte contemporáneo. México: Herder, 2017 [2005].

TAUSK, Petr. Historia de la fotografía en el siglo XX. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Pestarino, J. (2023). Múltiplas exposições montagens fotográficas na obra de Annemarie Heinrich. Brazilian Journal of Latin American Studies, 22(46), 228-243. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2023.212016