Poéticas do Absurdo: características e manifestações na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.23.213130

Palavras-chave:

Teatro do Absurdo, Martin Esslin, Poética do Absurdo na América Latina, Memória da ditadura e arte, Dramaturgia latino-americana

Resumo

Neste artigo, são examinadas as manifestações do Teatro do Absurdo na América Latina a partir das influências de autora/es seminais e da/os que se inspiraram pelas obras de Beckett, Ionesco e Genet para o desenvolvimento de sua própria linguagem teatral. São expostos os processos históricos que serviram como base para o surgimento dessa manifestação teatral. Exemplifica-se a reinvenção do absurdo na América Latina por meio de textos dramatúrgicos específicos, destacando a ênfase na violência como uma ferramenta crítica central. Abordam-se temas significativos para a região, como exílio, tortura e desesperança, que refletem desigualdades sociais e ações coercitivas do Estado. Além disso, explora-se a influência duradoura do Teatro do Absurdo, especialmente em dramaturgos contemporâneos no Brasil, e se analisa como essa convenção teatral pode ser adaptada e explorada em diversos contextos históricos e culturais, gerando novas estéticas e poéticas para o teatro contemporâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas de Lima Vitorino, Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes

     Diretor, dramaturgo e professor. Integrante-fundador do Grupo Pandora de Teatro. Doutorando e Mestre em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. Graduado em Licenciatura em Arte-Teatro pela mesma instituição. Integra o Grupo de Estudos da Matéria Cênica (CNPq/IA-Unesp). E-mail: l.vitorino@unesp.br

Referências

BOILEAU-DESPRÉAUX, Nicolas. Arte poética, 1979. In: TAVARES, Gil Vicente. A herança do absurdo. Salvador: EDUFBA, 2015. p. 42.

BONNEFOY, Claude. Diálogos com Ionesco. Tradução de Maria Emília Corrêa Cardozo, Rio de Janeiro: Editora Mundo Musical LTDA, 1970.

ESSLIN, Martin. O Teatro do Absurdo. Tradução de Barbara Heliodora; At. José Roberto O´Shea; Apres. Paulo Francis. Rio de Janeiro: Zahar, 2018[1961].

IONESCO, Eugène. A Cantora Careca. Tradução de M. Lúcia Pereira, Campinas: Papirus, 1993.

JEENER, J. P. Le Figaro, 13 de maio de 1950. In: BONNEFOY, Claude. Diálogos com Ionesco. Tradução de Maria Emília Corrêa Cardozo, Rio de Janeiro: Editora Mundo Musical LTDA, 1970.

JUDT, Tony. Pós-guerra fria - História da Europa desde 1945. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2008.

MARTINS, Rafael. Lesados e outras peças. Fortaleza: Ed. do autor, 2008.

MORCHÓN, Ricardo. El Teatro del Absurdo en Cuba: 1948 - 1968. Madrid: Editorial Verbum, 2002.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção da personagem. São Paulo: Perspectiva, 2015.

PASSÔ, Grace. Amores Surdos. 1 imp. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.

PELLETTIERI, Osvaldo. Teatro argentino contemporâneo. Tradução de Maria Angélica Keller de Almeida. São Paulo: Iluminuras, 1992.

QUACKENBUSH, Howard. Teatro del absurdo hispanoamericano: antología anotada. Cidade do México: Editorial Patria, 1987.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. Tradução Andrea Stahel M. da Silva. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

SARRAZAC, Jean-Pierre. (org). Léxico do Drama moderno e contemporâneo. Tradução de André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

SOUZA, Maria Gorete Oliveira. Inventário do cômico-sério: elementos para uma crítica carnavalesca do Teatro do Absurdo e suas reverberações na contemporaneidade. Orientadora: Dra. Mariana de Lima e Muniz. 2014. 343 f. Tese (Doutorado em Arte) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

TAVARES, Gil Vicente. A herança do absurdo. Salvador: EDUFBA, 2015.

VARGAS, Aristides. Nossa senhora das Nuvens (Segundo exercício sobre o exílio). Olhares, v. 3, n. 1, p. 49-65, 14 ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v3i1.54.

VERNECK, Bruno. Absurdos, alienados e vanguardistas: itinerários de uma polêmica. Revista entre Caminhos, v. 3, n.1, p. 10-19, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v3i1p10-19.

VILLEGAS, Juan. História multicultural do teatro e teatralidades na América Latina. Buenos Aires: Ediciones Galerna, 2005.

VITORINO, Lucas de Lima. Territórios do real e os percursos do imaginário: processos criativos do Grupo Pandora de Teatro. Orientadora: Lúcia Regina Vieira Romano. 2021. 257 f. Dissertação de Mestrado - Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista: “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/214561. Consultado em: 6 dez. 2023.

ZALACAÍN, Daniel. Teatro absurdista hispanomericano. Valencia: Ediciones Albatros Hispanofilia. 1985.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vitorino, L. de L. (2023). Poéticas do Absurdo: características e manifestações na América Latina. Brazilian Journal of Latin American Studies, 22(47), 113-139. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.23.213130