Projetos interamericanos e a coleção latino-americana do MoMA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.23.213144Palavras-chave:
Arte, História de América-latina, Museu de Arte Moderna (MoMA - Nova York), Política da Boa VizinhançaResumo
Em “A formação da coleção latino-americana no MoMA” Eustáquio Ornelas Cota Jr. relaciona política e cultura pela análise da formação da coleção latino-americana e de seu catálogo no Museum of Modern Art de Nova York - EUA. O doutor em História da Arte, Cultura e Política nas Américas (2022) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) explica nos três capítulos publicados em 2019 como a coleção de arte iniciada em 1935 reafirma rótulos e cria marcos interpretativos ao propor uma visão comparativa de arte “do outro” com a estadunidense. Situado no contexto histórico da política norte-americana de boa vizinhança (Good Neighbor Policy), que pretendeu criar relações amistosas entre os países do continente americano, o museu favorece composições que afirmam uma homogeneização do latino-americano e que valorizam os artistas mexicanos e artistas independentes de vinculações políticas explícitas.
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