Modos de comédia no cinema argentino: quatro momentos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2025.223906Palavras-chave:
Cinema argentino, Comédia, Cinema contemporâneo, Formatos, GêneroResumo
Este artigo propõe um percurso pela história do cinema argentino a partir de um gênero emblemático: a comédia. Presente desde os primórdios, motor da indústria, recuperada e revisitada ao longo do tempo, a comédia –junto ao melodrama– tem sido uma constante na cinematografia nacional. Por essa mesma razão, admite variações e formas que necessariamente resultam em uma série de discussões estéticas, históricas, culturais e políticas. Aqui, proponho revisar alguns momentos-chave em que a comédia alcançou formas consolidadas, que entrelaçam modelos espetaculares locais (os quais incluem estilos de atuação, temáticas, cenários, entre outros elementos) com correntes cinematográficas internacionais. Aí se encontram negociações (culturais, estéticas) na busca por uma imagem de qualidade global em termos afins ao público local. A partir de um conceito aberto (MARZAL, 1996) de comédia, revisarei alguns momentos-chave na consolidação desses esquemas que conquistaram o reconhecimento do público e estabilidade ao longo do tempo. Para isso, proponho um panorama que remonta aos primórdios do cinema sonoro e apresenta um olhar sobre o estado atual do gênero.
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