Literatura revolucionária: considerações acerca do movimento da negritude nas Antilhas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2025.226871Palavras-chave:
Literatura antilhana, Movimento Literário, Movimento Revolucionário, NegritudeResumo
Este trabalho tem como objetivo tecer algumas considerações acerca da Negritude, o maior movimento de expressão literária e intelectual afrodescendente. No que diz respeito às literaturas antilhanas, Chancé (2005) afirma que estas nasceram a partir de um mesmo processo histórico, formado por diversos acontecimentos entre os quais está a colonização, o extermínio dos povos caraíbas, a revolução de escravos, a descolonização antilhana, entre outros. Nesse contexto surge o Movimento da Negritude, que nasceu sob as influências do Renascimento Negro do Harlem ou Harlem Renaissance, “primeiro movimento de afirmação dos valores negros, da identidade e da cultura dos descendentes de escravos em Diáspora” (SOUZA, 2006: p.23).
Downloads
Referências
BERND, Zilá. Introdução à literatura negra. São Paulo: Brasiliense, 1988.
CHANCÉ, Dominique. Histoires des littératures antillaises. Paris: ellipses, 2005.
CÉSAIRE, Aimé. Caderno de um retorno ao país natal. Tradução de Anísio Garcez Homem; Fábio Bruggemann. Martinica: Terceiro Milênio, 2011.
CÉSAIRE, Aimé. Entretien avec Aimé Césaire par Jacqueline Leiner. n. 1-5, avril 1941 - avril 1942. In: Tropiques. 1941-1945 (Collection Complète). Paris: Ed. Jean-Michel Place, 1978. p. v-xxiv.
CONFIANT, Raphaël. Aimé Césaire: une traversée paradoxale du siècle. Paris: Stock, 1993.
FIGUEIREDO, Eurídice. Construção de identidades pós-coloniais na literatura antilhana. Niterói: EdUFF, 1998.
GLISSANT, Édouard. L’Intention poétique. Paris: Éditions du Seuil (coleção Pierres vives), 1969.
LAGNEAU-KESTELOOT, Lilyan; KOTCHY, Barthélemy. Aimé Césaire, l'homme et l'œuvre. Paris: Présence africaine, 1973.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1988.
MORALES, Laura López. Literatura Francófona: II América. México: Fondo de Cultura Económica, 1996.
SARTRE, Jean-Paul. O orfeu negro. In: Reflexões sobre o racismo. 2. ed. São Paulo: Difel,1960. p. 105-149.
SOUZA, Elio Ferreira de. Poesia negra das Américas: Solano Trindade e Langston Hughes. 2006. 369 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós‑Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife; 2006. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7579. Acesso em: 15 jul. 2025.
SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
TEODORO, Maria de Lourdes. Negritude e identidade no texto – teoria e prática em literatura comparada: Aimé Césaire e Mário de Andrade. In: XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA), 2013, Campina Grande. Anais… Campina Grande: ABRALIC, 2013. Disponível em: http://www.abralic.org.br/anais/2013/teodoro_negritude.pdf . Acesso em: 15 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabiana dos Santos Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
