Gustavo Gutiérrez e o legado da Teologia da Libertação (in memoriam)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2024.231636Palavras-chave:
Teologia da Liberação, Gustavo Gutierrez, América Latina, História, PolíticaResumo
O recente falecimento de Gustavo Gutiérrez motiva a elaboração deste artigo, na intenção de prestar uma devida homenagem ao “pai” da Teologia da Libertação e ressaltar também a sua extraordinária contribuição à criação de uma das mais impactantes correntes de pensamento de matriz latino-americana. Assim, além de delinear a trajetória de vida, o contexto histórico e as fontes que concorreram para a formação teórico-prática de Gutiérrez, o texto focaliza os aspectos mais marcantes da Teologia da Libertação, uma audaciosa e inovadora concepção de mundo que contribuiu não só para resgatar a mensagem genuína do cristianismo e renovar a Igreja, mas também para desvelar as causas da exploração e da pobreza dos povos subjugados, e subsidiar movimentos sociais e organizações populares nas lutas para libertar-se de todas as formas de dominação em vista da construção de uma nova civilização.
Downloads
Referências
ARGUEDAS, José Maria. Todas las Sangres. Buenos Aires: Ed. Losada, 1964.
BETTO, Frei. Gustavo Gutierrez, pai da Teologia da Libertação. Revista on line do IHU, Instituto de Humanas Unisinos, 15 julho 2021.
BOFF, Leonardo. Teologia do cativeiro e da libertação, Petrópolis, Vozes, 2014.
GUTIERREZ, Gustavo. Teologia da libertação, perspectivas, Petrópolis, Vozes, 1986.
GUTIERREZ, Gustavo. A força histórica dos pobres. Vozes, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005[1968].
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979[1967].
LÖWY, Michael. Marxismo e cristianismo na América Latina. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 19, Nov. 1989.
LÖWY, Michael. Marxismo e Teologia da Libertação, São Paulo, Cortez - Autores Associados, 1991.
MAINWARING, Scott. A Igreja Católica e a política no Brasil (1916-1985), São Paulo, Brasiliense, 2004.
METZ, Johann Baptist, Teologia política, Caxias do Sul, Ed. Universidade de Caxias do Sul, 1976.
METZ, Johann Baptist, Teologia del Mundo. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1970.
MARIÁTEGUI, José Carlos. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana, São Paulo, Expressão Popular, 2008[1928].
SEMERARO, Giovanni. A primavera dos anos 60. A geração de Betinho, Editora Loyola, 1994.
SEMERARO, Giovanni. Gramsci e a religião: uma leitura a partir da América Latina. Revista O Social em Questão, Rio de Janeiro, vol.1, n.39, set-dez. 2017. Disponível em: https://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/osq_39_art_6_semeraro.pdf Consultado em 2 dec. 2024.
VALLEJO, César. Trilce. In: Obra poética completa. Lima: Francisco Moncloa Editores, 1968 [1922].
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Giovanni Semeraro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
