Carlos Granés: Delírio Americano.Um estudo global para compreender Iberoamérica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2025.232653Palavras-chave:
Carlos Granés, Colômbia, Cultura, Iberoamérica, Política, SociedadeResumo
Carlos Granés (Bogotá, 1975), escritor e ensaísta, doutor em Antropologia Social pela Universidade Complutense de Madri e bolsista da Universidade de Berkeley, Califórnia, onde concluiu sua tese sobre Antropologia da Arte com um Prêmio Extraordinário. Ele publicou recentemente um extenso estudo — repleto de dados e exemplos — que ajuda a entender o pensamento e o sentimento do continente ibero-americano. Um período de mais de um século, no qual a vida dos povos da América Latina — política, arte, sonhos, conquistas e fracassos — se mistura com o próprio pulsar do coração de seu povo. Uma leitura agradável, que prende a atenção e pega o leitor pela mão para introduzi-lo a esse universo peculiar. Um estudo sério que não admite simplificações ou interpretações simplistas. Uma verdadeira aventura americana capturada em um ensaio de impacto global. Proponho-me seguir algumas considerações que sua leitura me provocou: não como um resumo - o que seria arrogante -, mas para incentivar todos os latino-americanos a lê-lo. Para aqueles que são de origem ou para aqueles de nós que nos tornamos filhos adotivos deste fascinante Continente.
Downloads
Referências
Granés, Carlos. Delirio Americano. Una historia cultural y política de América Latina. Penguim Random House Grupo Editorial, Barcelona 2022. 764 págs.
“O Estado de São Paulo”. Cfr. https://www.estadao.com.br/
Fazio M: La America ingenua Rialp. Madrid (2009). 187 págs.
Cfr: https://pablogonzalezblasco.com.br/2011/10/31/mariano-fazio-la-america-ingenua/
Padura L. “Herejes”. Maxi Tusquets Ed. Barcelona 2015.
Cfr. https://pablogonzalezblasco.com.br/2018/10/28/leonardo-padura-herejes/
Padura L. El hombre que amaba a los perros”. Maxi Tusquets Ed. Barcelona 2014.
Cfr. https://pablogonzalezblasco.com.br/2016/08/27/leonardo-padura-o-homem-que-amava-os-cachorros/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pablo González Blasco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
