“La sierra y el llano”. Resenha da obra A Revolução Cubana: uma reinterpretação, de Vânia Bambirra
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2026.232696Palavras-chave:
Revolução cubana, Socialismo, Teoria Marxista da Dependência, Imperialismo, CubaResumo
Publicada pela primeira vez no México, pela Editora Nuestro Tiempo, em 1974, somente após cinquenta anos a obra A Revolução Cubana: uma reinterpretação foi publicada no Brasil. Esse importante trabalho ficou a cargo da Editora Expressão Popular que, ao longo de pouco mais de duzentas páginas, apresentou ao público brasileiro todo o vigor e profundidade teórica da análise de Vânia Bambirra, sua autora, sobre a Revolução Cubana. É luminar a apreensão de Bambirra da Revolução Cubana a partir dos traços gerais de seu capitalismo dependente, de suas classes constitutivas. Isto é, que aquela Revolução inexoravelmente passaria pelo confronto ao imperialismo, dada a inexistência de uma burguesia nacional vinculada à indústria. Com efeito, sua análise política do processo revolucionário coaduna-se à sua análise econômica do capitalismo dependente latino-americano disposta a partir de uma rica tipologia por ela criada em sua obra O capitalismo dependente latino-americano. Nesse sentido, a apreensão conduzida por Bambirra sobre a Revolução Cubana fornece inestimável contribuição aos estudos dos processos revolucionários e contrarrevolucionários nos demais
Downloads
Referências
BAMBIRRA, Vânia. A revolução cubana: uma reinterpretação. Tradução: Elizabeth Zorgetz e Leonardo Griz. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2024. 232 p.
BAMBIRRA, Vânia. La Revolución Cubana: una reinterpretación. Cidade do México: Editorial Nuestro Tiempo, 1974.
BAMBIRRA, Vânia. O capitalismo dependente latino-americano. 2a. ed. Florianópolis: Insular, 2013.
CASTRO, Fidel. A história me absolverá. São Paulo: Editora Alfa-Ômega, 1986.
DEBRAY, Régis. Ensayos sobre América Latina. Cidade do México: Era, 1976.
MARIÁTEGUI, José Carlos. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. Tradução de Felipe José Lindoso. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
FIGARO, Roseli. Estudos de recepção para a crítica da comunicação. In: CITELLI, Adilson Odair; COSTA, Maria Cristina (Eds.). Educomunicação, construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Glauber Lopes Xavier

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
