Between Photography and Textile Art: other epistemologies in Latin American contemporary art
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2023.211059Keywords:
Photography, Textile art, Contemporary art, Possible worldsAbstract
In order to reflect on some aesthetic-political strategies used in contemporary Latin American artistic production, we propose to observe the series “Behind the textile” (2018-2019), by the Peruvian artist Ana Teresa Barboza. In this series, Ana Teresa Barboza brings together photographic images and textile art to create photosculptures of hybrid geological maps of specific regions related to different traditional weaving practices in her country of origin. By producing improbable mixtures between media that use such different plastic and visual materials, Ana Teresa's work reveals other epistemologies capable of decentering the dominant Eurocentric humanist matrices that still support our project of world. Beyond a salvationist vision that promises to solve the problems of our time, as well as beyond a perspective based on exhaustion and the end, it is important to ask how these images intentionally encourage the invention of others possible worlds. From the perspective of an expanded photography, this work aims to understand how the intersections of photography with other art forms, in this case textile art, commonly focused on the universe of women's work, can act as powerful strategies for the production of other ways of being and being in common.
Downloads
References
BAKER, George. Photography’s Expanded Field. October Magazine, n. 114, p.10-140, Fall 2005.
BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. São Paulo: Edições 70, 1984.
BRIZUELA, Nathalia. What’s the matter with photography? In: BRIZUELA, Nathalia; ROBERTS, Jodi. (Org) The matter of photography in the Americas. Stanford: Iris & B. Gerald Cantor Center for Visual Arts at Stanford University and Stanford University Press, 2018.
CAMNITZER, Luis. Conceptualism in Latin American Art: Didactics of Liberation. Austin: University of Texas Press, 2007.
CARVALHO, Victa de. O Dispositivo na arte contemporânea: relações entre cinema, vídeo e novas mídias. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.
CIAFARDO, Mariel. Las imágenes visuales latinoamericanas. El derecho a la contemporaneidad. Octante, n. 1, p. 23-33, agosto 2016. Disponível em: http://papelcosido.fba.unlp.edu.ar/ojs/index.php/octante/article/view/162. Acesso em: 7 nov. 2023.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
ENTLER, Ronaldo. Paradoxos e Contradições da Pós-fotografia. Revista Icônica. [online], 19 ago. 2020. Disponível em https://revistazum.com.br/colunistas/pos-fotografia/. Acesso em: 7 nov. 2023.
ESPEJO, Elvira. Yanak Uywaña, la crianza mutua de las artes. Malba Diario [online] 2022. Disponível em: https://www.malba.org.ar/tag/elvira-espejo-ayca/?v=diario. Acesso em: 7 nov. 2023.
FATORELLI, Antonio. Modalidades de inscrição temporal nas imagens fotográficas. In: FATORELLI, Antonio; CARVALHO, Victa de; PIMENTEL, Leandro (Org.) Fotografia contemporânea. Desafios e Tendências. Rio de Janeiro: Mauad, 2016.
FERNANDES JÚNIOR, Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento de vetores e das variáveis da produção fotográfica. Revista FACOM, n. 16, p. 10-19, 2006. Disponível em: https://www.faap.br/REVISTA_FAAP/REVISTA_FACOM/facom_16/rubens.pdf. Acesso em: 7 nov. 2023.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1999.
GARRAMUÑO, Florencia. Mundos em Comum. Ensayos sobre la inespecificidad en el arte. Buenos Aires: Fondo de cultura económica de Argentina, 2015.
GIUNTA, Andrea. Vanguardia, internacionalismo y política: arte argentino en los años sesenta. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2008.
GIUNTA, Andrea. Feminismo y Arte latinoamericano. Historias de artistas que emanciparon el cuerpo. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2020.
HARAWAY, Donna J. O manifesto das espécies companheiras – Cachorros, pessoas e alteridade significativa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
HORNE, Luz. Futuros menores: filosofias del tempo y arquitecturas del mundo desde Brasil. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Alberto Hurtado, 2021.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Revista Arte e Ensaios, v. 17, n. 17, p 128-137, 2008. DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n17.p128%20-%20137.
MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
ROSSI, Veronica. Paisagem Desbordado. In: Catálogo MALBA Tejer las Piedras. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: MALBA, 2022.
SCHMIDT, Paulo. SANTOS, José Luiz. O uso dos quipus como ferramenta de controle tributário e de accountability dos incas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 19, n. 66, p. 613-626, out.-dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3099.
VARGAS, Rosa María. El arte del Perú Antiguo como medio para la construcción de la identidad peruana y su aplicación en el diseño têxtil: El legado de Elena Izcue (1925-1930). Lima: Actas EDK: Anuario de Arte y Diseño, 2019.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo; DANOWSKI, Déborah. Há mundo por vir ? Ensaio sobre os medos e os fins. Desterro (Florianópolis) : Cultura e Barbárie, Instituto Socioambiental, 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Victa de Carvalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.