Gustavo Gutiérrez y el legado de la Teología de la Liberación (in memoriam)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2024.231636Palabras clave:
Teología de la liberación, Gustavo Gutierrez, América Latina, Historia, PolíticaResumen
El reciente fallecimiento de Gustavo Gutiérrez motiva la elaboración de este artículo, con la intención de rendir un merecido homenaje al “padre” de la Teología de la Liberación y resaltar también su extraordinaria contribución a la creación de una de las corrientes de pensamiento más impactantes de matriz latinoamericana. Así, además de delinear la trayectoria de vida, el contexto histórico y las fuentes que contribuyeron a la formación teórico-práctica de Gutiérrez, el texto se centra en los aspectos más destacados de la Teología de la Liberación, una concepción audaz e innovadora del mundo que contribuyó no solo a rescatar el mensaje genuino del cristianismo y renovar la Iglesia, sino también a desvelar las causas de la explotación y la pobreza de los pueblos subyugados y a respaldar movimientos sociales y organizaciones populares en las luchas para liberarse de todas las formas de dominación con miras a la construcción de una nueva civilización.
Descargas
Referencias
ARGUEDAS, José Maria. Todas las Sangres. Buenos Aires: Ed. Losada, 1964.
BETTO, Frei. Gustavo Gutierrez, pai da Teologia da Libertação. Revista on line do IHU, Instituto de Humanas Unisinos, 15 julho 2021.
BOFF, Leonardo. Teologia do cativeiro e da libertação, Petrópolis, Vozes, 2014.
GUTIERREZ, Gustavo. Teologia da libertação, perspectivas, Petrópolis, Vozes, 1986.
GUTIERREZ, Gustavo. A força histórica dos pobres. Vozes, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005[1968].
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979[1967].
LÖWY, Michael. Marxismo e cristianismo na América Latina. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 19, Nov. 1989.
LÖWY, Michael. Marxismo e Teologia da Libertação, São Paulo, Cortez - Autores Associados, 1991.
MAINWARING, Scott. A Igreja Católica e a política no Brasil (1916-1985), São Paulo, Brasiliense, 2004.
METZ, Johann Baptist, Teologia política, Caxias do Sul, Ed. Universidade de Caxias do Sul, 1976.
METZ, Johann Baptist, Teologia del Mundo. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1970.
MARIÁTEGUI, José Carlos. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana, São Paulo, Expressão Popular, 2008[1928].
SEMERARO, Giovanni. A primavera dos anos 60. A geração de Betinho, Editora Loyola, 1994.
SEMERARO, Giovanni. Gramsci e a religião: uma leitura a partir da América Latina. Revista O Social em Questão, Rio de Janeiro, vol.1, n.39, set-dez. 2017. Disponível em: https://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/osq_39_art_6_semeraro.pdf Consultado em 2 dec. 2024.
VALLEJO, César. Trilce. In: Obra poética completa. Lima: Francisco Moncloa Editores, 1968 [1922].
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Giovanni Semeraro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
