MÉXICO. MÁS LIBERALISMO, MENOS TERRITORIO: TRANSFORMACIONES REGIONALES A LA LUZ DE LA GLOBALIZACIÓN
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2006.81797Palabras clave:
América Latina, Integração Econômica, Política territorial, Geopolítica.Resumen
Se reconoce que la globalización genera cambios diferenciados en la organización de los territorios donde se privilegian otros factores de localización, distintos a los tradicionales costos de transporte y mano de obra. Autores diversos afirman que estos factores tradicionales ya no parecen ser tan determinantes en las evaluaciones de rentabilidad de las empresas: cualquier territorio puede ser bueno para desarrollar actividades económicas diversas, siempre que se cumpla con ciertos requisitos para mejorar las condiciones competitivas de las unidades económicas territoriales. La tarea de medir estos cambios y la forma en que los procesos de integración espacial o las disparidades regionales asociadas al nuevo escenario internacional, pueden ser abordadas desde diferentes metodologías para el análisis regional. En el presente artículo se expone una de ellas y se da cuenta de las relaciones económicas que contraponen a los actuales procesos de desarrollo con las formas tradicionales de organización de los territorios marginados en México.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.