Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget

Autores

  • Aline Silva de Bona Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul; Departamento de Ensino de Matemática
  • Maria Thereza Costa Coelho de Souza Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420130025

Resumo

;O estudo é uma pesquisa qualitativa e colaborativa que tem o objetivo de compreender o processo de construção dos conceitos de Matemática dos estudantes por meio de atividades de investigação, pois pesquisas apontam que essas atividades mobilizam os estudantes a aprender de acordo com sua idade e amadurecimento. A fundamentação teórica foi a teoria de Piaget no que tange aos conceitos de equilibração e abstração reflexionante. O método constituiu-se da observação das aulas e atividades investigativas e das resoluções destas, realizadas em conjunto por seis estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre, em 2013. Os dados foram organizados em categorias relativas à interpretação, à resolução e à argumentação, articulando os elementos do cenário investigativo com o Método Clínico de Piaget. Destaca-se como resultado da pesquisa a compreensão da forma como os estudantes constroem o conceito de múltiplos e divisores de um número natural nessas aulas.

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Publicado

2015-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget. (2015). Psicologia USP, 26(2), 240-248. https://doi.org/10.1590/0103-656420130025