Números que pouco explicam: indicadores sobre famílias recasadas e ;bullying;

Autores

  • Leila Maria Torraca de Brito Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Departamento de Psicologia Social e Institucional
  • Laura Cristina Eiras Coelho Soares Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas; Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420140049

Resumo

;No presente artigo, optamos por analisar o recorte metodológico e algumas interpretações, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, provenientes de indicadores obtidos sobre dois temas pesquisados pelo instituto. Nosso objetivo, portanto, foi o de avaliar metodologias e definições empregadas pelo Censo de 2010 na coleta de dados sobre famílias recasadas, bem como a opção metodológica e as acepções utilizadas para a apreensão do;bullying;na pesquisa PeNSE, de 2009. Como os resultados das investigações empreendidas pelo instituto são usados para traçar o rumo das políticas públicas no Brasil, consideramos ser de suma importância que os procedimentos empregados estejam em consonância com as discussões teóricas atuais sobre os respectivos temas, situação que não foi evidenciada em nossa análise.

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Publicado

2015-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Números que pouco explicam: indicadores sobre famílias recasadas e ;bullying;. (2015). Psicologia USP, 26(2), 269-278. https://doi.org/10.1590/0103-656420140049