Representação de Escola e Trajetória Escolar

Autores

  • Silvia Helena Vieira Cruz Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação.

DOI:

https://doi.org/10.1590/psicousp.v8i1.107580

Palavras-chave:

Representação. Escola. Relação professor-aluno. Fracasso escolar.

Resumo

O artigo examina o trajeto da representação de escola num grupo de crianças pobres ao longo do seu primeiro ano de escolaridade. Foram realizadas entrevistas e aplicadas adaptações de dois procedimentos: Desenhos-Estórias e Historias para Completar. A análise indicou que as representações iniciais evoluem negativamente. Observações em sala de aula e entrevistas com professoras revelaram incompetência pedagógica e atitudes negativas em relação à criança pobre e sua família. Os pais, que vêem na escolarização dos filhos a esperança de melhores dias, tentam amoldá-los à escola. O saldo é o fracasso escolar e a diminuição da auto-estima das crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Representação de Escola e Trajetória Escolar. (1997). Psicologia USP, 8(1), 91-111. https://doi.org/10.1590/psicousp.v8i1.107580