Principais Modos de Pesquisar a Consciência-Mediata-de-Outros
DOI:
https://doi.org/10.1590/psicousp.v8i2.107596Palavras-chave:
Consciência. Teoria de sistema. Relatos. Psicologia cognitiva.Resumo
A psicologia, tal como as outras ciências empíricas ou naturais, investiga acontecimentos profundos ou não observáveis através de acontecimentos superficiais ou observáveis. Propõe-se uma classificação dos acontecimentos superficiais que indicam a consciência-mediata-de-outros em seres humanos ou não-humanos, mais abrangente que o uso apenas de relatos verbais. Quatro são os tipos de indicadores de consciência: relatos, que apresentam uma correspondência de estrutura com a parte da consciência; movimentos expressivos, que apresentam apenas uma ligação; movimentos não-expressivos, que não apresentam essa ligação; e movimentos fisiológicos, que são de tipo inferior ao do organismo. No caso de relatos, há outros além dos relatos verbais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
