Paralelismo entre História e Psicogênese da Escrita do Ritmo Musical

Autores

  • José Nunes Fernandes Universidade do Rio de Janeiro - Uni-Rio

DOI:

https://doi.org/10.1590/psicousp.v9i2.107887

Palavras-chave:

Epistemologia genética. Escrita. Ritmo. Música. Desenvolvimento cognitivo.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo traçar um paralelism o entre o desenvolvimento histórico de um conceito, o de escrita do ritmo musical, na história da música e na psicogênese da notação musical. Ao mesmo tempo esta pesquisa contesta a visão de paralelism o entre a ontogênese e afilogênese, jam ais proposta por Piaget. Esta pesquisa se apóia na redefinição das etapas estipuladas por Piaget para o desenvolvimento de um conceito, abandonando a tradicional sucessão de quatro estágios divulgada hoje em dia. O reconhecimento da seqüência de etapas intraobjetal, interobje ta l e transobjetal, que acontece tanto na história das ciências como na psicogênese desses conceitos, representa a descrição de um processo no qual os mecanismos pelos quais o desenvolvimento cognitivo e a constru­ ção conceituai se realizam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Paralelismo entre História e Psicogênese da Escrita do Ritmo Musical. (1998). Psicologia USP, 9(2), 221-247. https://doi.org/10.1590/psicousp.v9i2.107887