Psicanálise e Educação: Banquete, Fast Food e Merenda Escolar
DOI:
https://doi.org/10.1590/psicousp.v10i1.107981Palavras-chave:
Educação. Psicanálise. Sexualidade. Professores. Escolas. Filosofia.Resumo
O propósito deste trabalho é refletir sobre a educação na perspectiva da formação psicológica do professor na Universidade. Um breve histórico ressalta a complexidade com que foi tratada pela Antigüidade, de onde emerge tecida por uma trama simbólica sobre as mesas dos banquetes. A partir desta relação entre educação e alimento, e da intimidade simbólica de oralidade e procriação demonstrada pela psicanálise, articula-se educação e sedução, mantendo-se, no horizonte, a idéia do engendramento de um filho imaginário. Situam-se, então, os conceitos modernos de infância no interior da educação assim compreendida, discutindo-se a possibilidade de derivar limites próprios e inerentes a uma tal combinação, especialmente dificuldades de aprendizagem, e o modo restrito como a educação costuma ser praticada nas escolas.Downloads
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Publicado
1999-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Psicanálise e Educação: Banquete, Fast Food e Merenda Escolar. (1999). Psicologia USP, 10(1), 311-334. https://doi.org/10.1590/psicousp.v10i1.107981