A Formação da atitude clínica no estagiário de psicologia

Autores

  • Ana Maria de Barros Aguirre Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Eliana Herzberg Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Elizabeth Batista Pinto Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Elisabeth Becker Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Helena Moreira e Silva Carmo Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Mary Dolores Ewerton Santiago Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/psicousp.v11i1.108079

Palavras-chave:

Psicologia clínica. Supervisão. Psicodiagnóstico. Formação do Psicólogo.

Resumo

Neste artigo visamos destacar aspectos que consideramos fundamentais para o processo de ensino/aprendizagem em Psicologia Clínica, baseados na nossa experiência como supervisores da disciplina de psicodiagnóstico para estagiários da graduação em Psicologia. Delineamos nossa sistemática de trabalho na disciplina, que segue um referencial psicanalítico e enfocamos particularmente a questão da formação da atitude clínica do estagiário em relação ao cliente. Procuramos mostrar as inter-relações da mesma com o enquadramento de trabalho e com o processo de formação da identidade profissional do psicólogo, enfatizando o papel da supervisão. Apontamos a necessidade de novos estudos e pesquisas, bem como de discussões entre supervisores, psicólogos e estudantes, sobre assuntos tais como o processo de ensino/aprendizagem clínicos e a habilitação de psicólogos para o exercício clínico.

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Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A Formação da atitude clínica no estagiário de psicologia. (2000). Psicologia USP, 11(1), 49-62. https://doi.org/10.1590/psicousp.v11i1.108079