A Desvinculação do TAT do conceito de "Projeção" e a ampliação de seu uso

Autores

  • Vera Stela Telles Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/psicousp.v11i1.108080

Palavras-chave:

Teste de Apercepção Temática. Projeção (Mecanismo de defesa). Teoria psicanalítica. Técnicas projetivas. Psicologia clínica. Cognição.

Resumo

Crítica à designação de “projetivo” referente aos fenômenos implicados no material do TAT. Procurou-se mostrar que tal designação levou historicamente o teste a ser amarrado às teorias psicanalíticas, sem que nada, nos fenômenos registrados, obrigasse a tal leitura. Ao contrário, a nosso ver, a maior parte da problemática de seu uso em pesquisa e da possibilidade de um consenso geral referente à sua interpretação, deve-se aos problemas inerentes à próprias teorias psicanalíticas. Sugerimos então sua desvinculação desse termo que o remete a um sistema teórico fechado que como tal, impede a verdadeira observação do material obtido pelo teste. Essa observação dos fenômenos permitiria a superação dos impasses e consequentemente a ampliação de seu uso, já que o consenso seria procurado no material, para além de qualquer postura teórica prévia do observador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A Desvinculação do TAT do conceito de "Projeção" e a ampliação de seu uso. (2000). Psicologia USP, 11(1), 63-83. https://doi.org/10.1590/psicousp.v11i1.108080