A recepção do conceito de transitivismo de Charlotte Bühler na teoria lacaniana do estádio do espelho

Autores

  • Crístia Rosineiri Gonçalves Lopes Corrêa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Richard Theisen Simanke Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e170153

Palavras-chave:

Jacques Lacan, Charlotte Bühler, transitivismo, imaginário, estágio do espelho

Resumo

O artigo examina a recepção por Lacan do conceito de transitivismo de Charlotte Bühler na elaboração de sua teoria do estágio do espelho entre os anos 1936-1949, a fim de mostrar como noções oriundas da psicologia do desenvolvimento da época foram incorporadas na construção de seu pensamento. Argumenta-se que a contribuição específica de Bühler foi decisiva tanto na formulação inicial do estágio do espelho quanto em seu desenvolvimento subsequente, culminando na versão de 1949, já mais próxima do antipsicologismo estruturalista. Em conclusão, discute-se como a rejeição de uma interpretação psicológica dos conceitos psicanalíticos não pode ser considerada característica originária da teoria lacaniana, surgindo apenas a partir de estágios posteriores de seu desenvolvimento.

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Biografia do Autor

  • Crístia Rosineiri Gonçalves Lopes Corrêa, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Juiz de Fora, MG, Brasil

  • Richard Theisen Simanke, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Juiz de Fora, MG, Brasil

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Publicado

2022-09-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A recepção do conceito de transitivismo de Charlotte Bühler na teoria lacaniana do estádio do espelho. (2022). Psicologia USP, 31, e170153. https://doi.org/10.1590/0103-6564e170153