Self moral e identidade moral: integração entre perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-6564e200055Palavras-chave:
self moral, valores, identidade moralResumo
As teorias sobre self (si mesmo) moral formuladas por Blasi, Damon e Colby constituíram um ponto de inflexão no campo da psicologia moral, até então marcado pelo predomínio da perspectiva de Kohlberg. A proposição de que a integração entre a moralidade e o self ou a identidade é um componente fundamental do funcionamento moral inaugurou uma nova corrente de estudos permeada por diferentes perspectivas sobre o funcionamento do self moral e sua relação com os juízos, emoções e ações morais. O presente artigo sistematiza perspectivas acerca dos constructos self moral e identidade moral, evidenciando suas diferenças, convergências e lacunas. Ademais, propõe uma integração entre essas perspectivas e faz aportações que indicam a possibilidade de ampliação do espectro de compreensão sobre esses constructos.
Downloads
Referências
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2022 Psicologia USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
