Relações de cuidado junto a pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo

Autores

  • Djalma Francisco Costa Lisboa de Freitas Universidade de São Paulo-USP
  • Danilo Silva Guimarães Universidade de São Paulo-USP

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e190015

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, relações de cuidado, cultura, relações dialógicas

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é descrito pela literatura médica como um transtorno do desenvolvimento que apresenta um quadro sintomatológico crônico que afeta a interação social, a comunicação, os comportamentos e o funcionamento sensorial da pessoa. Propomos uma reflexão acerca das dimensões de cuidado a pessoas diagnosticadas com TEA buscando compreendê-las em relações interdependentes pessoa-cultura. Conduziramse entrevistas semiestruturadas com uma pessoa diagnosticada com TEA e três pessoas que convivem com pessoas com esse diagnóstico. Os dados foram coletados no Centro Terapêutico-Educacional Potencializar (Cetep), localizado em Jundiaí, São Paulo, Brasil. Conduzimos entrevistas semiestruturadas acerca das relações que os participantes estabelecem ou estabeleciam com o TEA. Nossos resultados e discussões destacam a importância de compreender processos multidirecionais, nos quais as dimensões do cuidado apontam para a responsabilidade dos agentes de cuidado diante de procedimentos adotados nas intervenções dirigidas a pessoas que recebem esse diagnóstico.

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Biografia do Autor

  • Djalma Francisco Costa Lisboa de Freitas, Universidade de São Paulo-USP

    Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Experimental, São Paulo, São Paulo, Brasil

  • Danilo Silva Guimarães, Universidade de São Paulo-USP

    Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Experimental, São Paulo, São Paulo, Brasil

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Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Relações de cuidado junto a pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo. (2021). Psicologia USP, 32, e190015. https://doi.org/10.1590/0103-6564e190015