O que as crianças pensam sobre o que é ser família?
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-6564e200209Palavras-chave:
Crianças, Família, Grupos de criançasResumo
Neste artigo apresentamos uma pesquisa de mestrado cujo objetivo principal foi conhecer o que crianças pensam sobre o que é família e quais critérios utilizam para defini-la. O campo da pesquisa, construído através das pistas do Método Cartográfico, consistiu em 6 entrevistas em grupo, totalizando 22 crianças entre 6 e 11 anos, moradoras da cidade do Rio de Janeiro. As entrevistas incluíram a produção de desenhos de família, recurso utilizado como disparador da discussão. Percebemos que as crianças entrevistadas experimentam flexibilidade para conjugar aspectos que consideram importantes no entendimento dos laços familiares, como afeto, convivência e relações sanguíneas, que se entremeiam, se sobrepõem, se movimentam, nos remetendo ao conceito deleuziano de dobra. Ao focalizarmos o modo como elas entrelaçam seus critérios, concluímos que nos oferecem um olhar amplo sobre as famílias, aberto à multiplicidade, dando maior importância à qualidade afetiva dos relacionamentos.
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