Atuação de psicólogos(as) escolares nas falas de professoras do ensino fundamental do sudoeste da Bahia: uma análise discursiva
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-6564e230036Palabras clave:
psicología escolar, políticas públicas en educación, contexto educativo brasileño, rol del psicólogo educativo, análisis del discursoResumen
En el contexto educativo brasileño, se promulgó la Ley N.º 13.935, de 11 de diciembre de 2019, por la cual autoriza la contratación de psicólogos educativos. Esta investigación buscó identificar las expectativas de las maestras del sudoeste de estado de Bahía (Brasil) sobre la contratación de los profesionales de psicología educativa para trabajar en la red de enseñanza. Para comprender esta promulgación, se realizó un rescate histórico del campo de la psicología escolar en Brasil. A partir de la perspectiva psicoanalítica y de análisis del discurso de Pêcheux, se analizaron cinco entrevistas semiestructuradas que señalaron dos formaciones discursivas (FD) antagónicas. Además, las FD denominadas “detección y derivación de casos” (FD1) y “maestras trabajadoras” (FD2) se vinculan a una formación ideológica denominada “médico-higienista-normativa”. Los resultados muestran que las respuestas de las participantes expresan FD1, que reproduce el modelo de clasificación médica; pero no evita formas de resistencia en FD2 mediante denuncias de malas condiciones laborales para los docentes.
Descargas
Referencias
Authier-Revuz, J. (1998). Palavras incertas: As não coincidências do dizer. Campinas, SP: Unicamp.
Balbino, V. C. R. (2008). Psicologia e psicologia escolar no Brasil: Formação acadêmica, práxis e compromisso com as demandas sociais. São Paulo, SP: Summus.
Cabral, E., & Sawaya, S. M. (2001). Concepções e atuação profissional diante das queixas escolares: Os psicólogos nos serviços públicos de saúde. Estudos de Psicologia (Natal), 6(2), 143-155. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2001000200003
Canguilhem, G. (2011). O normal e o patológico (7a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária.
Conselho Federal de Psicologia. (2019). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica (2a ed.). Brasília, DF: CFP.
Conselho Federal de Psicologia. (2021, 5 de novembro). Lei n° 13.935/2019: Entidades seguem unidas e mobilizadas pela garantia da presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social nas escolas. CFP. Recuperado de https://site.cfp.org.br/lei-no-13-935-2019-entidades-seguem-unidas-e-mobilizadas-pela-garantia-da-presenca-de-profissionais-da-psicologia-e-do-servico-social-nas-escolas/
Courtine, J.-J. (2014). Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos, SP: EdUFSCar.
Foucault, F. (1977). O nascimento da clínica. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária.
Guerriero, I. C. Z., & Minayo, M. C. (2019). A aprovação da resolução CNS n° 510/2016 é um avanço para a ciência brasileira. Saude e Sociedade, 28(4), 299-310. https://doi.org/10.1590/S0104-12902019190232
Lacan, J. (1998). Escritos. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.
Lei n° 13.935, de 11 de dezembro de 2019, de 11 de dezembro de 2019. (2019, 11 de dezembro). Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Brasília, DF: Presidência da República. Recuperado de https://tinyurl.com/27xrpwsu
Lei n° 14.113, de 25 de dezembro de 2020. (2020, 25 de dezembro). Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Recuperado de https://tinyurl.com/2ube2urn
Machado, A. M., & Sayão, Y. (2017). Plantão institucional em tempos difíceis: Uma prática Psi no campo da educação. In A. M. Machado, A. B. C. Lerner, & P. F. Fonseca (Orgs.), Concepções e proposições em psicologia e educação: A trajetória do serviço de psicologia escolar no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (pp. 159-172). São Paulo, SP: Blucher.
Machado, A. M., & Souza, M. P. R. (Orgs.). (1997). Psicologia escolar: Em busca de novos rumos. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Machado, A. M., Souza, M. P. R., & Sayão, Y. (1997). As classes especiais e uma proposta de avaliação psicológica. In A. M. Machado, C. Bertual, C. A. L. Collares, C. B. Nora, J. G. S. Bueno, J. L. Crochik... Y. Sayão, Educação especial em debate (pp. 69-116). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Meira, M. E. M. (2012). Para uma crítica da medicalização do ensino. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 16(1), 135-142. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100014
Moysés, M. A. A., & Collares, C. A. L. (1997). Inteligência abstraída, crianças silenciadas: As avaliações de inteligência. Psicologia USP, 8(1), 63-89. https://doi.org/10.1590/S0103-65641997000100005
Orlandi, E. P. (2007). Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico (4a ed.). Campinas, SP: Pontes.
Patto, M. H. S. (1992). A família pobre e a escola pública: Anotações sobre um desencontro. Psicologia USP, 3(1-2), 107-121. Recuperado de https://tinyurl.com/yc5mtx2k
Patto, M. H. S. (2017). Por uma crítica da razão psicométrica. In A. M. Machado, A. B. C. Lerner, & P. F. Fonseca (Orgs.), Concepções e proposições em psicologia e educação: A trajetória do serviço de psicologia escolar no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (pp. 69-86). São Paulo, SP: Blucher.
Pêcheux, M. (1988). Semântica e discurso: Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP: Unicamp.
Pêcheux, M. (1997). O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP: Pontes.
Projeto de Lei nº 3.688, de 31 de outubro de 2000. (2000, 31 de outubro). Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Brasília, DF: Câmara dos Deputados. Recuperado de https://tinyurl.com/yykstf3x
Resolução n° 510, de 7 de abril de 2016. (2016, 7 de abril). Brasília, DF: Conselho Nacional de Saúde. Recuperado de https://tinyurl.com/2c4mu4wa
Sass, O. (2003). Problemas da educação: O caso da psicopedagogia. Educação e Sociedade, 24(85), 1363-1373. https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000400013
Sawaya, S. M. (2001). A infância na pobreza urbana: linguagem oral e a escrita da história pelas crianças. Psicologia USP, 12(1), 153-178. https://doi.org/10.1590/s0103-65642001000100008
Sawaya, S. M. (2006). Desnutrição e baixo rendimento escolar: Contribuições críticas. Estudos Avançados, 20(58), 133-146. https://doi.org/10.1590/S0103-40142006000300015
Sodré, E. B., Sousa, L. C. B., & Cabral, B. E. B. (2021). Queixa escolar: Uma análise dos encaminhamentos de alunos aos serviços de saúde. Psicologia da Educação(52), 44-53. https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p44-53
Waeny, M. F. C., & Azevedo, M. L. B. (2009). A psicologia escolar e sua história. História e Memória da Psicologia em SP, 8. Recuperado de http://www.crpsp.org.br/memoria/educacional/artigo.aspx#1
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Psicologia USP

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
