Las relaciones entre los prejuicios específicos en el contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-6564e220143Palabras clave:
prejuicio, teoría crítica de la sociedad, violencia escolarResumen
Este artículo parte del supuesto de que el individuo que tiende a ser prejuicioso presenta esa propensión de modo generalizado contra variadas diferencias. Específicamente, examina un conjunto de prejuicios en el contexto escolar. Para ello, se utiliza como instrumento la Escala de Manifestación de Prejuicios. Los resultados confirman la significativa correlación entre la tendencia a ser prejuicioso contra diversos grupos a partir de proposiciones de la teoría crítica de la sociedad.
Descargas
Referencias
Adorno, T. W. (1995). Tabus acerca do magistério. In T. W. Adorno, Educação e emancipação (3a ed., W. L. Maar, trad., pp. 97-117). São Paulo, SP: Paz e Terra. (Trabalho original publicado em 1965)
Adorno, T. W. (2019). Estudos sobre a personalidade autoritária (V. H. F. Costa, F. L. T. Corrêa, & C. H. Pissardo, trads.). São Paulo, SP: Editora Unesp. (Trabalho original publicado em 1950)
Adorno, T. W., & Jaerisch, U. (2021). Notas sobre o conflito social hoje: a partir de dois seminários (Y. Afshar, trad.). Cadernos de Filosofia Alemã, 26(1), 93-107. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v26i1p79-107
Albuquerque, P. P., & Williams, L. C. A. (2015). Homofobia na escola: relatos de universitários sobre as piores experiências. Temas em Psicologia, 23(3), 663-676. doi: https://doi.org/10.9788/TP2015.3-11
Bell, D. (1947). Sem título. Jewish Social Studies, 9(1), 88-90.
Bittencourt, C. A. C. (2019). Reflexões sobre a face obscura do preconceito e violência na escola. Revista Devir Educação, 3(1), 127-139. doi: https://doi.org/10.30905/ded.v3i1.123
Crochík, J. L. (1996). Preconceito, Indivíduo e Sociedade. Temas em Psicologia, 4(3), 47-70. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v4n3/v4n3a04.pdf
Crochík, J. L. (1997). Preconceito, indivíduo e cultura (2a ed.). São Paulo, SP: Robe Editorial.
Crochík, J. L. (2011). Preconceito e Inclusão. WebMosaica, 3(1), 33-42. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/webmosaica/article/view/22359/13016
Crochík, J. L. (2015). Formas de violência escolar: preconceito e bullying. Movimento, 2(3), 29-56. Recuperado de https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32559
Crochík, J. L., Pedrossian, D. R. S., Anache, A. A., Meneses, B. M., & Lima, M. F. E. M. (2018). Análise de atitudes de professoras do ensino fundamental no que se refere à educação inclusiva. Educação e Pesquisa, 37(3), 565-582. doi: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000300008
Hartley, E. J. (1965). Problems in prejudice. In Hartley, R. & Hartley, E. J. (Orgs.), Readings in psychology (3a ed., pp. 466-473). New York, NY: Thomas Y. Crowell Company.
Horkheimer, M., & Adorno, T. W. (Orgs.). (1978). Temas básicos da sociologia (2a ed, A. Cabral, trad.). São Paulo, SP: Cultrix; Editora da Universidade de São Paulo. (Trabalho original publicado em 1956)
Horkheimer, M., & Adorno, T. W. (2006). Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos (G. A. Almeida, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Zahar. (Trabalho original publicado em 1947)
Jahoda, M., & Ackerman, N. W. (1969). Distúrbios emocionais e anti-semitismo. São Paulo, SP: Editora Perspectiva. (Obra original publicada em 1950)
Mesquita Filho, M., Eufrásio, C., & Batista, M. A. (2011). Estereótipos de gênero e sexismo ambivalente em adolescentes masculinos de 12 a 16 anos. Saúde e Sociedade, 20(3), 554-567. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000300003
Sartre, J. P. (1995). A questão judaica (M. Vilela, trad.). São Paulo, SP: Editora Ática. (Obra original publicada em 1944)
Silva, L. M. (2006). O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência. Revista Brasileira de Educação, 11(33), 424-561. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300004
Vianna, J. A, Souza, S. M., & Reis, K. P. (2015). Bullying nas aulas de educação física: a percepção dos alunos do ensino médio. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 23(86), 73-93. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100003
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Psicologia USP

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
