História social da psicologia e autismo: o que essa relação tem a dizer?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e230080

Palavras-chave:

história da psicologia, psicologia crítica, práticas psicológicas, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar apontamentos sob uma perspectiva crítica de análise e discussão das práticas psicológicas na área do autismo, considerando a história social da Psicologia. Para tanto, são abordados dois temas gerais: a história social da Psicologia, com destaque para a Psicologia Histórico-Cultural e a Psicologia da Libertação, e o autismo como fenômeno que abarca um espectro de possibilidades de quadros e de práticas de intervenção. Com efeito, apresenta-se a descrição de implicações práticas, com a indicação de ações que se alinham às vertentes teóricas abordadas. As principais problematizações derivadas deste estudo envolvem a necessidade de considerar a pluralidade teórica da Psicologia nas práticas dirigidas ao autismo, o uso mercadológico do termo “práticas baseadas em evidências” e seus efeitos para o campo da Psicologia e para as famílias. Espera-se fundamentar teoricamente o olhar crítico sobre as práticas naturalizadas e sobre alguns dos desafios na área.

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Biografia do Autor

  • Emellyne Lima de Medeiros Dias Lemos, Universidade Federal de Campina Grande

    Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, PB, Brasil.

  • Laísy de Lima Nunes, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

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Publicado

25-07-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

História social da psicologia e autismo: o que essa relação tem a dizer?. (2025). Psicologia USP, 36, e230080. https://doi.org/10.1590/0103-6564e230080