História social da psicologia e autismo: o que essa relação tem a dizer?
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-6564e230080Palavras-chave:
história da psicologia, psicologia crítica, práticas psicológicas, Transtorno do Espectro AutistaResumo
O objetivo deste estudo é apresentar apontamentos sob uma perspectiva crítica de análise e discussão das práticas psicológicas na área do autismo, considerando a história social da Psicologia. Para tanto, são abordados dois temas gerais: a história social da Psicologia, com destaque para a Psicologia Histórico-Cultural e a Psicologia da Libertação, e o autismo como fenômeno que abarca um espectro de possibilidades de quadros e de práticas de intervenção. Com efeito, apresenta-se a descrição de implicações práticas, com a indicação de ações que se alinham às vertentes teóricas abordadas. As principais problematizações derivadas deste estudo envolvem a necessidade de considerar a pluralidade teórica da Psicologia nas práticas dirigidas ao autismo, o uso mercadológico do termo “práticas baseadas em evidências” e seus efeitos para o campo da Psicologia e para as famílias. Espera-se fundamentar teoricamente o olhar crítico sobre as práticas naturalizadas e sobre alguns dos desafios na área.
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