Educação popular, ação pública e vulnerabilidades: a juventude na Rede Ubuntu em M’Boi Mirim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e240027

Palavras-chave:

juventude, educação, vulnerabilidade, cursinho popular, ação pública

Resumo

Este trabalho identifica os motivos de perseverança de jovens moradores de M’Boi Mirim – zona sul de São Paulo – na preparação para os processos de seleção para o ensino superior. Por meio de pesquisa e ação em parceria com a Rede Ubuntu de Educação Popular, percebemos que, a despeito da falta de identificação com o sistema de ensino formal, jovens encontram ali uma experiência de pertencimento e cumplicidade entre pares capaz de ressignificar a própria experiência de estudo e aprendizagem, ampliando suas expectativas de futuro. Embora seus percursos possam se mostrar oscilantes conforme a situação financeira, familiar e relacional, uma eventual interrupção não representa “evasão” de seu processo de formação, tal sugeriria o contexto do ensino formal. Propomos que a experiência da Rede Ubuntu seja lida enquanto ação pública, capaz de produzir saberes relevantes sobre práticas de ensino-aprendizagem com jovens, contribuindo com políticas públicas em situações de vulnerabilidades.

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Biografia do Autor

  • Tiago Corbisier Matheus, Fundação Getulio Vargas

    Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, São Paulo, SP, Brasil.

  • Lúcio Nagib Bittencourt, Universidade Federal do ABC

    Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Brasil. Professor Adjunto, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PGPP)

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Publicado

25-07-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação popular, ação pública e vulnerabilidades: a juventude na Rede Ubuntu em M’Boi Mirim. (2025). Psicologia USP, 36, e240027. https://doi.org/10.1590/0103-6564e240027