Crianças-resíduos: trajetórias transinstitucionais de crianças e adolescentes com deficiência em acolhimento institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e240011

Palavras-chave:

institucionalização, deficiência intelectual, acolhimento institucional, crianças, adolescentes

Resumo

O texto tem como objetivo debater os modos pelos quais se produz um tipo de pessoa no entrecruzamento das experiências de acolhimento institucional e dos diagnósticos de transtornos mentais e/ou deficiência intelectual. Trata-se de estudo documental que se utiliza de linha narrativa de vida de um adolescente acolhido como dispositivo de análise das estratégias classificatórias de produção de tipos de pessoas e dos seus circuitos institucionais. Os resultados permitem elucidar que a outorga de diagnóstico de deficiência intelectual para pessoas que vivem nos Serviços de Acolhimento Institucional produz violações ao exercício dos direitos em que se inclui a internação em hospital psiquiátrico por períodos que extrapolam os critérios de saúde e a impossibilidade de partilha da vida comunitária e escolar.  Essas práticas encontram respaldo no entrelaçamento do saber neuropsiquiátrico, na medicalização e na correlação direta e questionável entre deficiência e periculosidade. 

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Biografia do Autor

  • Bruna Lidia Taño, Universidade Federal do Espirito Santo

    Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, ES, Brasil.

  • Mary Jane Paris Spink, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Maria Cristina Gonçalves Vicentin, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

02-09-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Crianças-resíduos: trajetórias transinstitucionais de crianças e adolescentes com deficiência em acolhimento institucional. (2025). Psicologia USP, 36, e240011. https://doi.org/10.1590/0103-6564e240011