A experiência da ansiedade competitiva ou do “nervoso" em atletas: uma compreensão fenomenológica
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
psicologia do esporte, fenomenologia existencial, desempenho, atletasResumo
Este artigo problematiza o conceito de ansiedade tal como ele é tradicionalmente concebido na psicologia do esporte, destacando seu caráter técnico, como pensado por Heidegger. Examinamos como as ciências tendem a estabilizar esse conceito, definindo-o como um conjunto de proposições destinadas à observação, mensuração, previsibilidade e controle do comportamento do atleta, tendo essa abordagem como a única forma legítima de acesso ao real no campo científico. Em contraste, propomos uma perspectiva fundamentada na fenomenologia para abordar a ansiedade competitiva, na qual descrevemos formas de manifestação desse fenômeno e elaboramos considerações fenomenológicas sobre a ansiedade como tonalidade afetiva, compreendendo-a como uma dimensão constitutiva da prática esportiva, que não apenas acompanha, mas possibilita e abre o campo da competição ao atleta.
Downloads
Referências
Bondía, J. L. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, (19), 20-28. doi: 10.1590/S1413-24782002000100003
Barreto, J. A. (2003). Psicologia do esporte para o atleta de alto rendimento. Rio de Janeiro, RJ: Shape.
Casanova, M. A. (2010). Compreender Heidegger (2a ed). Petrópolis, RJ: Vozes.
Casanova, M. A. (2021). Existência e transitoriedade: gênese, compreensão e terapia dos transtornos existenciais. Rio de Janeiro, RJ: Via Verita.
Critelli, D. M. (2002). Martin Heidegger e a essência da técnica. Margem, (16), 83-89. Recuperado de https://tinyurl.com/3xnr86t7
Frascareli, L. S. (2021). Ser atleta e desempenho esportivo: reflexões a partir da fenomenologia existencial (Tese de doutorado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Gendlin, E. T. (1978-1979). Befindlichkeit: Heidegger e a Filosofia da Psicologia. Review of Existential Psychology & Psychiatry: Heidegger and Psychology, 16(1-3), 43-71.
Holzhey-Kunz, A. (2021). Verdade emocional: o conteúdo filosófico das experiências emocionais. Rio de Janeiro, RJ: Via Verita.
Heidegger, M. (2012). A questão da técnica. In M. Heidegger, Ensaios e Conferências (8a ed., pp. 11-38). Petrópolis, RJ: Vozes.
Heidegger, M. (2015). Ser e tempo (10a ed.). Campinas, SP: Unicamp. (Trabalho original publicado em 1927)
McLaughlin, D. W., & Torres, C. R. (2012). Sweet tension and its phenomenological description: sport, intersubjectivity and horizon. In I. Martínkova & J. Parry (Eds.), Phenomenological approaches to sport (pp. 86-100). New York: Routledge.
Nesti, M. (2006). Existential psychology and sport: theory and application. New York: Routledge.
Nunes, A. P. (2013). Entre aprendizagem significativa e metodologia interventiva: a práxis clínica de um laboratório universitário como aconselhamento psicológico (Dissertação de mestrado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Pierro, C., Cillo, E., & Nascimento, F. (2019). Léo, uma conquista inspirada em histórias reais. Barueri, SP: Novo Século.
Ravizza, K. H. (2002). A philosophical construct: a framework for performance enhancement. International Journal of Sport Psychology, 33, 4-18.
Ronkainen, N.J., & Nesti, M. (2017). An existential approach to sport psychology: theory and applied practice. International Journal of Sport and Exercise Psychology, 15(1), 12-24. doi: 10.1080/1612197X.2015.1055288
Rúbio, K. (2006). Medalhistas olímpicos brasileiros: memórias, histórias e imaginário. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Santos, B. S. (2006). Um discurso sobre as ciências (15a ed). Porto, PT: Afrontamento.
Saramago, L. (2011). Entre a terra e o céu: a questão do habitar em Heidegger. O que nos faz pensar, 30, 73-83. Recuperado de https://tinyurl.com/ytnc2pdv
Standhal, O. F., & Moe, V. F. (2012). Merleau-Ponty meets Kretchmar: sweet tensions of embodied learning. In I. Martínková & J. Parry (Eds.), Phenomenological approaches to sport (pp. 72-85). New York: Routledge.
Weinberg, R. S., & Gould, D. (2015). Foundations of sport and exercise (6a ed). Champaign: Human Kinetics.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Psicologia USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
