Modelos de prevenção: perspectivas dos programas de estimulação precoce

Autores

  • Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-51771990000100008

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Estimulação precoce

Resumo

Propõe um modelo integrativo dos três níveis de prevenção em saúde mental, destinado à estruturação dos programas de estimulação multifocal. O modelo apresenta uma perspectiva aberta na interrelação dos níveis de prevenção, das funções dos integrantes das equipes atuantes no desenvolvimento dos referidos programas e nos processos de diagnóstico e intervenção pertinentes. O modelo apresentado resulta dos progressos alcançados no campo da estimulação precoce vinculados à abrangência de sua aplicação, aos novos tipos de programas, ao crescimento das equipes e à vinculação contínua entre aqueles processos. O desenvolvimento da proposição e as conclusões dela derivadas demonstram novas conquistas para o desenvolvimento científico na área, alicerçadas nos progressos anteriormente obtidos. Evidenciam também expressiva funcionalidade podendo o modelo apresentado constituir um esquema referencial coerente para elaboração de pesquisas pertinentes e uma alternativa promissora para o bem estar da criança e também de sua família.

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Publicado

1990-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Modelos de prevenção: perspectivas dos programas de estimulação precoce . (1990). Psicologia USP, 1(1), 67-75. https://doi.org/10.1590/S1678-51771990000100008