Estratégias de aproximação social em crianças de dois a seis anos

Autores

  • Ana Maria Almeida Carvalho Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia Experimental
  • João Eduardo Coin de Carvalho Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia Experimental

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-51771990000200003

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Interação Social, Interação Interpessoal

Resumo

Investiga estratégias de abordagens de parceiros sociais em crianças de 2 a 6 anos, observadas em situação de atividade livre. Analisa 108 episódios de abordagem social extraídos de registros em vídeo. Além das variáveis sexo e idade dos sujeitos, e desenlace dos episódios, já focalizadas na literatura, explora relações entre as formas de abordagem e algumas variáveis do contexto, tais como composição e configuração espacial do grupo abordado, tipo de atividade em que os parceiros abordados estão envolvidos, tipo de relação entre os membros do grupo e grau de familiaridade da criança com o grupo. Os resultados indicam a importância da orientação visual como recurso de obtenção de informações para a abordagem. Eles também indicam a preferência pela abordagem de grupos de crianças de sexo igual ao do sujeito, assim como a adequação entre a ação do sujeito e o que caracteriza a atividade do grupo. O desenlace positivo se mostrou correlacionado com o tempo de permanência do sujeito no grupo, com a ocorrência de intermediação através de adulto ou de objeto, e com a adequação à atividade do grupo. Sugere algumas direções de pesquisa futura sobre o tema.

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Publicado

1990-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Estratégias de aproximação social em crianças de dois a seis anos . (1990). Psicologia USP, 1(2), 117-126. https://doi.org/10.1590/S1678-51771990000200003