A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-51771992000100011Palabras clave:
Família, Escolas, Fracasso Escolar, Preconceito, Interação professor-alunoResumen
A partir do fato de que a escola pública elementar tem fracassado em sua função de escolarizar a maioria das crianças brasileiras e levando em conta que as crianças mais atingidas pertencem aos segmentos mais pobres das classes trabalhadoras, o artigo analisa os determinantes da má qualidade da escola oferecida a estas crianças. Entre estes determinantes, o preconceito contra pobres e negros, de profundas raízes na sociedade brasileira, atua como poderoso estruturante das práticas e processos que se dão na escola. A superação deste estado de coisas é discutida no âmbito dos direitos da cidadania e das relações de poder numa sociedade de classes.Descargas
Descargas
Publicado
1992-01-01
Número
Sección
Artículos Originales
Licencia
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
Cómo citar
A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro . (1992). Psicologia USP, 3(1-2), 107-121. https://doi.org/10.1590/S1678-51771992000100011