A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro

Auteurs

  • Maria Helena Souza Patto Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI :

https://doi.org/10.1590/S1678-51771992000100011

Mots-clés :

Família, Escolas, Fracasso Escolar, Preconceito, Interação professor-aluno

Résumé

A partir do fato de que a escola pública elementar tem fracassado em sua função de escolarizar a maioria das crianças brasileiras e levando em conta que as crianças mais atingidas pertencem aos segmentos mais pobres das classes trabalhadoras, o artigo analisa os determinantes da má qualidade da escola oferecida a estas crianças. Entre estes determinantes, o preconceito contra pobres e negros, de profundas raízes na sociedade brasileira, atua como poderoso estruturante das práticas e processos que se dão na escola. A superação deste estado de coisas é discutida no âmbito dos direitos da cidadania e das relações de poder numa sociedade de classes.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

1992-01-01

Numéro

Rubrique

Artigos Originais

Comment citer

A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro . (1992). Psicologia USP, 3(1-2), 107-121. https://doi.org/10.1590/S1678-51771992000100011