A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro
DOI :
https://doi.org/10.1590/S1678-51771992000100011Mots-clés :
Família, Escolas, Fracasso Escolar, Preconceito, Interação professor-alunoRésumé
A partir do fato de que a escola pública elementar tem fracassado em sua função de escolarizar a maioria das crianças brasileiras e levando em conta que as crianças mais atingidas pertencem aos segmentos mais pobres das classes trabalhadoras, o artigo analisa os determinantes da má qualidade da escola oferecida a estas crianças. Entre estes determinantes, o preconceito contra pobres e negros, de profundas raízes na sociedade brasileira, atua como poderoso estruturante das práticas e processos que se dão na escola. A superação deste estado de coisas é discutida no âmbito dos direitos da cidadania e das relações de poder numa sociedade de classes.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
1992-01-01
Numéro
Rubrique
Artigos Originais
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Comment citer
A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro . (1992). Psicologia USP, 3(1-2), 107-121. https://doi.org/10.1590/S1678-51771992000100011