Docência, memória e gênero: estudos alternativos sobre a formação de professores

Autores

  • Belmira Oliveira Bueno Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Cynthia Pereira de Sousa Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Denice Barbara Catani Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Maria Cecilia C.C. de Souza Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-51771993000100014

Palavras-chave:

Memória, Formação de Professores, Mulheres, Autobiografia

Resumo

O trabalho analisa os fundamentos teóricos e as potencialidades práticas de formação de professores baseados em interpretações autobiográficas e relatos de formação intelectual. Discute questões teóricas relativas à memória individual e coletiva, aos processos tradicionais de educação docente e aos estudos sobre gênero, em especial sobre a condição feminina e o trabalho de magistério. Destaca e analisa também a fecundidade da proposta de geração de uma contra-memória profissional, mediante a produção de autobiografias e relatos, no processo deformação continuada de professores.

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Publicado

1993-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Docência, memória e gênero: estudos alternativos sobre a formação de professores . (1993). Psicologia USP, 4(1-2), 299-318. https://doi.org/10.1590/S1678-51771993000100014