Divisão de trabalho e especialização em obreiras de Atta sexdens
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-51771995000100007Palavras-chave:
Divisão de trabalho animal, Formigas, Diferenças de idade, Tamanho do corpo, Comportamento de forrageamento animalResumo
A divisão de trabalho em função da idade e do tamanho corporal já foi constatada em várias espécies de insetos sociais. No gênero Atta, Carvalho (1972) e Wilson (1980a, 1980b) encontraram evidências inequívocas da existência de polietismo - divisão de trabalho - entre as obreiras quanto à idade e tamanho corporal. Estudos com A. sexdens já demonstraram que obreiras pequenas - com menos de 3 mm - exibem preferencialmente atividades relativas ao fungo (Carvalho, 1972). A presente pesquisa teve por objetivo verificar como a remoção parcial das jardineiras afeta duas das atividades que ocorrem na esponja de fungo: jardinagem e cuidados com formas imaturas (ovos, pupas e larvas). Os dados obtidos mostraram que, sob condições que acarretam a diminuição do número de obreiras da subclasse jardineira, as obreiras das subclasses próximas aumentam sua atividade jardineira sem diminuir os cuidados com formas imaturas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
