O Laboratório de Educação e Saúde Popular da UFSC: primeiras reflexões

Autores

  • Carmen Sílvia de Arruda Andaló Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Psicologia
  • José Luís C. de Abreu Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Psicologia
  • Jadete Rodrigues Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Psicologia
  • Carmen Leontina O. Ocampo Moré Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-51771996000100005

Palavras-chave:

Saúde popular, Educação popular, Psicologia comunitária, Formação de psicólogos

Resumo

O presente artigo relata a constituição do Laboratório de Educação e Saúde Popular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Há mais de dez anos, alguns docentes do referido departamento começaram, de forma isolada, a desenvolver atividades voltadas a estender o atendimento psicológico a camadas de baixa renda, camadas estas historicamente marginalizadas deste tipo de serviço. O contato com esta clientela evidenciou a ineficácia do referencial teórico-metodológico da Psicologia Clínica tradicional, apontando a necessidade de repensar e questionar os conceitos e práticas existentes. Impôs-se a urgência de construir novas práticas e modalidades de atendimento, bem como de redirecionar a atividade acadêmica e a formação dos futuros profissionais de Psicologia, de forma a instrumentá-los para o trabalho com as realidades estudadas e, por conseqüência, com os graves problemas que afligem a sociedade brasileira.

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Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O Laboratório de Educação e Saúde Popular da UFSC: primeiras reflexões . (1996). Psicologia USP, 7(1-2), 95-113. https://doi.org/10.1590/S1678-51771996000100005