Psicologia Ambiental: objeto, "realidades" sócio-físicas e visões culturais de interações ambiente-comportamento
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-65642005000100009Palavras-chave:
Psicologia ambiental, Objeto, Comportamento, Ambiente, Fatores socioculturaisResumo
O autor define o objeto da Psicologia Ambiental como a mútua influência de fatores ambientais e comportamentais no enfoque de problemas específicos e de suas soluções. Quanto às dimensões da realidade, discute primeiramente o tópico ambiente físico e as condições que deveriam ser levadas em conta ao estudar o comportamento ambiental e, a seguir, os aspectos sócio-culturais dos entornos e como esses influenciam as visões de mundo, tanto leigas quanto científicas, apontando que, como diferentes culturas produzem visões ambientais diferentes, estas podem se manifestar como psicologias ambientais específicas, o que não significa abandonar a idéia de uma Psicologia Ambiental universal.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2005-01-01
Edição
Seção
I. A Psicologia Ambiental e as diversas realidades humanas
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
Como Citar
Psicologia Ambiental: objeto, "realidades" sócio-físicas e visões culturais de interações ambiente-comportamento. (2005). Psicologia USP, 16(1-2), 71-87. https://doi.org/10.1590/S0103-65642005000100009