Encontros com o outro: empatia e intersubjetividade no primeiro ano de vida

Autores

  • Vera Silvia Raad Bussab Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; do Departamento de Psicologia Experimental
  • Maria Isabel Pedrosa Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Maria Almeida Carvalho Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; do Departamento de Psicologia Experimental

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642007000200007

Palavras-chave:

Empatia, Intersubjetividade, Imitação, Bebês, Desenvolvimento humano

Resumo

A observação de um episódio de cuidado entre duas crianças de menos de 18 meses de idade desencadeou uma refl exão sobre a ontogênese da empatia. Descreve-se o episódio e apontam-se questões teóricas que ele suscita a respeito de concepções sobre a criança e o processo de desenvolvimento, e sobre a ontogênese da comunicação e da vida cultural. A seguir, revê-se, desse ângulo, a literatura sobre desenvolvimento sócioafetivo e cognitivo no primeiro ano de vida, a partir das perspectivas psicoetológica e sócio-construtivista, com alguma ênfase na contribuição de Henri Wallon, focalizando três conceitos: intersubjetividade, empatia e imitação. Essa literatura retrata o neonato humano como um ser biologicamente organizado para a vida sócio-cultural, na qual está imerso desde o nascimento - ou até mesmo desde a concepção - por meio de sua pré-organização para o encontro com o outro e para a troca social, condições constitutivas de seu desenvolvimento individual.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Encontros com o outro: empatia e intersubjetividade no primeiro ano de vida. (2007). Psicologia USP, 18(2), 99-133. https://doi.org/10.1590/S0103-65642007000200007