Queixa escolar: atuação do psicólogo e interfaces com a educação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-65642007000400003Palavras-chave:
Ajustamento escolar, Serviços de saúde mental, Atuação do psicólogoResumo
Pretende-se com este trabalho discutir se as recentes políticas educacionais e de saúde e se os estudos a respeito da demanda escolar em clínicas-escola e em serviços públicos de saúde têm surtido efeito e provocado mudanças significativas na prática dos psicólogos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Uma análise dos prontuários de crianças que demandaram, no segundo trimestre de 2005, a área de saúde mental de UBSs da região norte do município de São Paulo revelou que a queixa escolar surgiu em porcentagem significativa dos casos, indicando uma tendência das escolas a considerar que as dificuldades de ajustamento escolar são causadas por fatores centrados na criança e em sua família, em detrimento da implicação de questões educacionais, socioculturais e econômicas. Verificou-se, ainda, que a conduta adotada pelos psicólogos, calcada no modelo clínico tradicional, tende a reafirmar essa crença, excluindo o papel da instituição escolar na produção e solução das dificuldades apresentadas. Propõe-se um repensar das práticas dos profissionais que atuam na rede pública de saúde e educação no sentido de procurar novas formas de atender à queixa escolar, levando em conta todos os fatores nela implicados.Downloads
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Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Queixa escolar: atuação do psicólogo e interfaces com a educação. (2007). Psicologia USP, 18(4), 35-51. https://doi.org/10.1590/S0103-65642007000400003