Revisitando as funções da imaturidade: uma reflexão sobre a relevância do conceito na Educação Infantil

Autores

  • Eulina da Rocha Lordelo Universidade Federal da Bahia
  • Ilka Dias Bichara Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000300003

Palavras-chave:

Infância, Educação, Brincadeiras, Funções da imaturidade

Resumo

O entendimento sobre a natureza da infância pode ser crítico para várias áreas de investigação e aplicação. As últimas décadas assistiram ao trabalho de desconstrução do conceito de infância, baseando-se nas investigações de historiadores, antropólogos e psicólogos, que mostraram a intensa variabilidade social e cultural no modo como as sociedades e as épocas pensam sobre a infância e decidem como tratá-la. Ao mesmo tempo, ganha força o consenso social sobre a importância da educação desde os primeiros anos de vida, e sobre a escola como lugar privilegiado para a criança, afastada do mundo dos adultos, particularmente do mundo do trabalho. Essas idéias são orientadas de um lado por motivos pragmáticos - a necessidade de preparação da criança para inserção futura no mundo do trabalho, em condições competitivas - e de outro por motivos teóricos - a adoção de uma perspectiva sociocultural e contextualista extremada, que vê o ser humano em desenvolvimento como material plástico, sujeito tão somente aos condicionantes ambientais imediatos e históricos. Este artigo busca esclarecer as limitações de tais posições e propor, em seu lugar, uma agenda de pesquisa sobre a infância enquanto fenômeno biopsicossocial. Para tal, examina as idéias da psicologia evolucionista sobre a imaturidade da espécie humana, e os estudos mais recentes orientados por essa perspectiva, cobrindo tópicos como cognição e metacognição, aprendizagem, autoestima e brincadeira, entre outros. Finalmente, o artigo discute os problemas da organização da educação infantil no Brasil, seus currículos explícito e implícito e a congruência dessa organização com uma concepção biopsicossocial de infância.

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Publicado

2009-09-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Revisitando as funções da imaturidade: uma reflexão sobre a relevância do conceito na Educação Infantil. (2009). Psicologia USP, 20(3), 337-354. https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000300003