Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática democrática

Autores

  • Peter Moss University of London; Institute of Education

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000300007

Palavras-chave:

Cidadania, Práticas democráticas, Educação infantil, Creches, Práticas políticas

Resumo

Este artigo explora a possibilidade de que instituições de educação infantil possam ser, antes de tudo, locais de prática política - e especificamente de práticas políticas democráticas. A necessidade de uma primazia de práticas políticas democráticas em instituições de educação infantil se faz mais urgente por conta de dois fenômenos evidentes em muitos países atualmente: o aumento do interesse governamental na educação infantil, conduzindo a uma expansão do atendimento, e a necessidade de revitalizar políticas democráticas. Assim como a introdução da prática democrática na creche, o que significaria e quais condições a possibilitariam, o artigo também considera a prática democrática em outros níveis: não só o institucional, mas também o nacional ou federal, o regional e o local, e como cada nível pode criar espaços democráticos em outros níveis. Por fim, o artigo considera quatro questões relacionadas à democracia na educação infantil incluindo a diversidade paradigmática e o nível europeu.

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Publicado

2009-09-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática democrática. (2009). Psicologia USP, 20(3), 417-436. https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000300007