Memórias de estudantes do início do século XX

Autores

  • Lilian Rose Margotto Universidade Federal do Espírito Santo; Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000400002

Palavras-chave:

Escolarização, Memória, Exclusão da escola

Resumo

O propósito deste artigo é analisar alguns aspectos das memórias de escolarização de pessoas que estudaram durante as três primeiras décadas do século XX. Concederam depoimentos dez homens e dez mulheres. Esses depoimentos foram analisados partindo da concepção de que o homem é um ser histórica e socialmente determinado, o que possibilitou uma contextualização das falas a partir de um referencial proveniente da história da educação, bem como análise das narrativas, decorrentes de um trabalho de rememoração, lidas a partir da perspectiva de Halbwachs. O desenvolvimento do texto está centrado principalmente em dois aspectos dos depoimentos: as dificuldades encontradas pelos sujeitos para permanecerem na escola e as comparações entre o passado e o presente. Os depoimentos mostram tanto o que há de particular nas memórias arroladas, quanto o que elas trazem de um momento histórico, permitindo que se vislumbre parte do que permaneceu do cotidiano escolar para essas pessoas.

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Publicado

01-12-2009

Como Citar

Memórias de estudantes do início do século XX. (2009). Psicologia USP, 20(4), 499-516. https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000400002