A construção narrativa da família em crianças com familiares alcoólicos: contributos de um estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000400003Palavras-chave:
Família, Alcoolismo, Infância, Grounded AnalysisResumo
No presente artigo descreve-se um estudo cujo objetivo se centra na identificação e compreensão dos significados e sentidos, narrativamente construídos e organizados por crianças com e sem familiares alcoólicos, relativamente à sua família. Esta investigação enquadra-se na necessidade atual de aprofundar o estudo do consumo de álcool e do seu impacto a nível familiar, principalmente no desenvolvimento das crianças. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, recorrendo-se à realização de entrevistas analisadas de acordo com a Grounded Analysis. As entrevistas decorreram com 11 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos de idade, inseridas nas atividades lúdico-pedagógicas de um projeto social. Seis destas crianças possuem familiares que sofrem de alcoolismo e cinco não. Os resultados apontam para a existência de diferenças entre os discursos dos dois grupos de crianças que constituíram a amostra, sendo que as crianças com familiares alcoólicos manifestaram uma concepção diferente da família, que envolve relações conflituosas e problemas de vários tipos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
Como Citar
A construção narrativa da família em crianças com familiares alcoólicos: contributos de um estudo qualitativo. (2009). Psicologia USP, 20(4), 517-537. https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000400003