A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à sua educação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400006Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Crianças, Educação infantilResumo
O escopo deste texto é analisar o conceito de "meio" de Vigotski no seu texto A questão do meio em Pedologia, onde ele sustenta que a pedologia não estuda o meio em si, dado que isso é objeto de outras ciências. O que interessa à pedologia é saber qual é seu papel e sua influência no desenvolvimento da criança. Existe nestas palavras uma aparente ambiguidade que deve ser explicada. A questão é: como pode a pedologia entender o papel que o meio desempenha no desenvolvimento da criança se não sabe o que é o meio? Explicar este aparente paradoxo é o escopo deste texto.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-01-01
Edição
Seção
Dossiê Vigotski
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
Como Citar
A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à sua educação. (2010). Psicologia USP, 21(4), 741-756. https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400006