As vivências: questões de tradução, sentidos e fontes epistemológicas no legado de Vigotski

Autores

  • Gisele Toassa Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Educação
  • Marilene Proença Rebello de Souza Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400007

Palavras-chave:

Vivências, Psicologia histórico-cultural, Consciência, Pedologia

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar a questão das vivências na perspectiva de L.S. Vigotski, tratando de suas fontes epistemológicas, de suas raízes na língua russa e de seus sentidos específicos, priorizando "A Tragédia do Hamlet, Príncipe da Dinamarca" (1916) e os textos pedológicos dos anos 1930, com destaque para "A questão do meio na pedologia". Destacam-se as transformações das ideias do autor sobre vivências e sua contribuição metodológica à  análise da relação indivíduo-meio no desenvolvimento humano, articulada aos conceitos de consciência e sistema.

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

As vivências: questões de tradução, sentidos e fontes epistemológicas no legado de Vigotski. (2010). Psicologia USP, 21(4), 00-00. https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400007