Clérambault: o gozo feminino
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000300008Palavras-chave:
Psicanálise, Psiquiatria, Mulheres, PrazerResumo
O texto apresenta casos clínicos atendidos na Enfermaria de Alienados de Paris pelo psiquiatra Gaëtan de Clérambault. As pacientes eram detidas pela polícia quando furtavam pedaços de seda em grandes lojas da cidade. No decorrer do acompanhamento clínico descobriu-se uma atração doentia das mesmas pela seda, e uma compulsão cleptomaníaca por furtá-las. O estudo sistemático desses casos levou a formulação de uma hipótese diagnóstica: as pacientes apresentavam uma doença histérica cujo sintoma prevalente consistia em uma paixão arrebatadora por tecidos, utilizados para atingir o gozo sexual. O esforço de sistematização desses casos clínicos levou o médico a escrever o livro, Paixão erótica pelos tecidos na mulher. A discussão romanceada das histórias das pacientes cleptomaníacas tornou-se um dos textos mais curiosos da literatura psiquiátrica. Esse artigo pretende, a partir dos casos das pacientes de Clérambault, apresentar reflexões a respeito do gozo feminino em Jacques Lacan.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
